FMI diz que PIB da Espanha deve crescer 1,9% em 2024, com a inflação em queda até 2025

Estadão Conteúdo

Publicado 12.04.2024 09:25

Atualizado 12.04.2024 12:41

FMI diz que PIB da Espanha deve crescer 1,9% em 2024, com a inflação em queda até 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha deve crescer 1,9% em 2024 e 2,1% em 2025, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição projeta que a expansão será mais fraca do que a de 2023, quando o país avançou 2,5%, como consequência do investimento privado mais tímido e do consumo ainda em recuperação.

As estimativas foram apresentadas pelos técnicos da instituição na conclusão de mais uma rodada de consultas à Espanha realizada no âmbito do Artigo IV do FMI, de acordo com comunicado publicado nesta sexta-feira, 12.

A equipe técnica do FMI observa que a inflação deve continuar em trajetória descendente até 2025, em um contexto de preços globais de energia mais baixos e de pressões salariais mais contidas. Mesmo assim, a avaliação é a de que os riscos para o crescimento seguem inclinados para o lado negativo, enquanto os riscos para a inflação pendem para o positivo, ainda que mais equilibrados.

O documento prevê que o crescimento do emprego vai se moderar à medida que os fluxos migratórios se normalizam e a taxa de desemprego caia lentamente para o nível estrutural de médio prazo de 11%.

A dívida fiscal espanhola melhorou em 2023, mas a um ritmo mais lento do que em anos anteriores, e permanecendo elevada. O FMI afirma ainda que é necessário um novo esforço de consolidação plurianual para manter a dívida em trajetória descendente e renovar a confiança externa no país.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações