George, do Fed, diz que condições para redução de estímulos foram alcançadas e balanço precisa ser discutido

Reuters

Publicado 24.09.2021 12:12

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O mercado de trabalho dos Estados Unidos já alcançou as condições que o Federal Reserve estabeleceu para reduzir suas compras mensais de títulos, disse a presidente do Fed de Kansas City, Esther George, e o banco central agora deve passar a discutir como sua expressiva detenção de títulos poderia complicar eventual decisão sobre quando elevar os juros.

"Os critérios de progresso adicional substancial foram atendidos ... Os argumentos a favor de continuar a aumentar nossa carteira de ativos a cada mês perderam força", disse George em comentários ao American Enterprise Institute.

Embora a pandemia em curso continue a ser um risco, com os mercados de trabalho e de bens ainda enfrentando restrições e gargalos de oferta, ela sente que esses problemas vão diminuir com o tempo e padrões mais normais de consumo, trabalho e contratação devem retornar.

O desafio agora para o Fed, disse ela, é determinar como seu balanço patrimonial, de 8,5 trilhões de dólares em posse de ativos, complicará uma futura discussão sobre juros.