Goldman espera que inflação “caia significativamente” nos EUA no próximo ano

Investing.com

Publicado 14.11.2022 07:24

Atualizado 14.11.2022 11:01

Por Senad Karaahmetovic

Investing.com - O economista-chefe do banco de investimento do Goldman Sachs (NYSE:GS), Jan Hatzius, prevê que a inflação nos EUA terá um declínio “significativo” no próximo ano. Sua expectativa é que o índice de gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) recue para 2,9% em dezembro do ano que vem, em relação a 5,1% em setembro deste ano. O PCE mede os preços que as pessoas gastam com bens e serviços.

A projeção de queda da inflação baseia-se em três fatores principais: 1) melhora das restrições da cadeia de suprimentos; 2) pico na inflação da moradia após a reabertura; e 3) menor crescimento dos salários.

A queda da inflação será liderada pelo primeiro fator, segundo o Goldman, que prevê que a contribuição das categorias de bens com restrição de oferta para a inflação básica sairá de um aumento de 0,6 p.p. para -0,4 p.p. no fim de 2023.

“A oferta de semicondutores em particular melhorou drasticamente, com as entregas de microchips automotivos agora 42% acima dos níveis de 2019. Isso já provocou uma queda de 5% nos preços de carros usados e consideramos que uma queda maior de 15% ocorrerá em 2023. Nossa expectativa é que os preços de carros novos comecem a cair também”, afirmou Hatzius em nota aos clientes.

Embora o PCE deva ficar abaixo de 3%, Hatzius alerta que a inflação de serviços básicos deve registrar uma queda em ritmo mais lento. Esse tipo de inflação deve cair para o “nível ainda elevado de 4,4% ano a ano no próximo mês de dezembro”.

“Isso reflete o ritmo mais lento, porém ainda elevado, da inflação da moraria no fim do ano, bem como um aumento na inflação de saúde, em parte devido ao maior aumento dos preços dos convênios em pelo menos 15 anos”, concluiu Hatzius.

O índice de preços ao consumidor (IPC), importante indicador de inflação, subiu 7,7% em outubro na comparação anual e 0,4% na comparação mensal.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações