Governo do Japão mantém avaliação de que economia está em recuperação moderada

Reuters

Publicado 23.04.2024 08:10

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão afirmou nesta terça-feira, pelo segundo mês consecutivo, que a economia está em uma recuperação moderada apesar dos sinais de estagnação, ressaltando as preocupações sobre a fraqueza do consumo privado, que representa mais da metade da economia e é chave para o crescimento.

O relatório econômico mensal do Escritório do Gabinete seguiu-se a uma série de indicadores econômicos fracos que sugeriram que qualquer recuo em relação ao baixo crescimento observado no final do ano passado seria lento, dada a falta de força da demanda externa e interna.

"A economia japonesa está se recuperando em um ritmo moderado, embora recentemente pareça estar em pausa", apontou o relatório, que foi apresentado a uma reunião de 28 membros de ministérios e ao presidente do banco central.

A avaliação geral e a de cada componente não sofreu alterações, com exceção das opiniões corporativas sobre as condições de negócios, que estão melhorando mas foram afetadas pela suspensão da produção e das remessas de algumas montadoras.

Mais do que a provável paralisação temporária da atividade industrial, analistas consideram que o consumo privado fraco deve ser uma fonte de preocupação para o Banco do Japão, que no mês passado encerrou as taxas de juros negativas na expectativa de um ciclo de salários e inflação duradoura.

A expectativa é de que o banco central não faça mudanças em sua reunião de política monetária na sexta-feira, na qual ele apresentará novas previsões para o PIB e a inflação, enquanto avalia o impacto do iene mais fraco.

"Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o Banco do Japão para conduzir a política monetária de forma flexível em resposta aos desenvolvimentos econômicos e de preços", afirmou o governo no relatório.

Analistas consideram que as autoridades japonesas estão prestes a intervir no mercado de câmbio para sustentar o iene, já que um enfraquecimento ainda maior pressionaria as famílias, aumentando os custos de importação. O iene estava sendo negociado na faixa superior de 154-155 em relação ao dólar nesta terça-feira, um nível que não era visto desde a era da bolha da década de 1990.

(Reportagem de Tetsushi Kajimoto)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações