Indicador de atividade econômica do Brasil fica negativo pela 1ª vez desde 2020--BofA

Reuters

Publicado 07.10.2021 13:48

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - Um indicador coincidente do Bank of America Corp (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) para a atividade econômica brasileira caiu em setembro para território negativo pela primeira vez desde o ano passado, na quinta baixa consecutiva e ao menor patamar desde julho de 2020, indicando agora contração mensal do IBC-Br.

O índice caiu a -0,19 ponto no mês passado, de +0,49 ponto em agosto, em linha com fracas leituras de varejo e produção industrial.

Em relatório, David Beker, economista e estrategista para Brasil do BofA, disse que a desaceleração do indicador proprietário aponta continuidade da moderação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, com estagnação do IBC-Br no período. O IBC-Br é um indicador divulgado pelo Banco Central e ajuda a delinear a tendência de direção do PIB.

Todos os componentes do índice do BofA viram queda em suas contribuições. Pesou novo recuo nas leituras de confiança do consumidor e empresarial, enquanto a contribuição das vendas de automóveis ficou em território negativo.