Inflação anual na Turquia dispara para 80,21% em agosto

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 05.09.2022 08:54

Atualizado 05.09.2022 11:55

Por Scott Kanowsky

Investing.com – A inflação na Turquia disparou em agosto, registrando seu maior aumento anual durante as quase duas décadas em que o presidente Recep Tayyip Erdoğan está à frente do país.

Os preços ao consumidor subiram 80,21%, uma alta em relação à leitura anterior de 79,60%, mas abaixo das expectativas dos economistas de 81,22%. A aceleração dos aumentos dos aluguéis, os maiores custos com serviços de utilidade pública e a desvalorização da lira foram os principais vetores da alta, de acordo com analistas do ING.

O ritmo da inflação mostrou mais sinais de desaceleração, com o índice de preços ao consumidor ficando em 1,46% em bases mensais, leitura mais baixa neste ano. Trata-se de uma queda em relação a 2,37% em julho, quando também houve uma redução em relação a 4,95% em junho.

Autoridades governamentais da Turquia disseram que a inflação deve continuar arrefecendo nos próximos dois anos. O ministro de finanças do país chegou até mesmo a prever, no fim de semana, que o crescimento anual dos preços cairá 25% em 2023.

Os analistas do ING previram que a inflação atingirá o pico acima de 85% em outubro antes de encerrar o ano abaixo de 70%.

“Mas os riscos permanecem pelo lado da alta, dada a deterioração do comportamento dos preços, maior tendência inflacionária e movimentos cambiais”, escreveram os analistas do ING em nota, dizendo ainda que a desaceleração da demanda doméstica no segundo semestre de 2022 pode limitar a pressão altista dos preços.

Apesar da disparada da inflação, o banco central da Turquia cortou sua taxa básica de juros em um ponto percentual em agosto, após mantê-la constante no último ano. Muitos economistas demonstraram espanto com a decisão, chegando ao ponto de Timothy Ash, membro associado da Chatham House, afirmar que era uma “loucura”.

O banco justificou a ação, apontando para uma desaceleração esperada do crescimento no atual trimestre e expectativas de que o processo de desinflação em breve se consolide, após a alta dos preços na primavera local, devido à invasão da Rússia na Ucrânia.

No entanto, observadores questionaram a neutralidade do banco. Erdoğan, que levou a cabo uma década de políticas macroeconômicas muitas vezes erráticas e não ortodoxas, demitiu o último presidente do banco central turco por não se acomodar às suas políticas de estímulo econômico e manter os juros muito altos, diante da redução dos efeitos da crise cambial de 2018.

Erdoğan permaneceu comprometido a manter os custos de empréstimos nos níveis mais baixos do mundo em termos reais, na tentativa de ajudar a estimular o crescimento econômico, ao chamar os juros de “mãe de todos os males”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações