Inflação dos EUA apoia a paciência do Fed com aumento

Investing.com  |  Autor 

Publicado 12.03.2019 09:31

Investing.com - O crescimento na inflação ao consumidor foi apenas marginalmente em fevereiro, reforçando ainda mais o argumento de que o Federal Reserve (FED) deve evitar novos aumentos nas taxas de juros no curto prazo.

O índice de preços ao consumidor subiu 1,5% em relação ao ano anterior, enquanto o núcleo da inflação, que exclui custos voláteis de alimentos e energia, aumentou 2,1%. Isso em comparação com as previsões de consenso de que eles permaneceriam estáveis em 1,6% e 2,2%, respectivamente.

No mês, o {{ec-69||IPC}} e o núcleo do IPC aumentaram 0,2% e 0,1%, respectivamente.

Como o Federal Reserve procura manter a inflação do núcleo próxima de 2%, a leitura representa pouca ameaça à sua orientação mais recente, que disse que "seria paciente, pois determina quais ajustes futuros no intervalo de metas para a taxa de fundos federais podem ser apropriados".

O dólar ampliou perdas modestas com as novidades, enquanto a referência, os Títulos do Tesouro americano com vencimento 10 anos subiu para 2,654%. Os futuros sobre índices de ações também reduziram as perdas após os dados.

Em discurso na sexta-feira passada, o presidente do Fed, Jerome Powell, justificou a “abordagem de esperar para ver”, dado que “não havia nada na perspectiva que exigisse uma resposta política imediata e, particularmente, dadas pressões de inflação silenciosas”.

Os mercados continuam céticos quanto à possibilidade de que o Fed avance com um aumento das taxas este ano, especialmente depois que o relatório de emprego mostrou uma fraca criação de empregos em fevereiro.

Os futuros dos fundos do Fed não refletem expectativas para qualquer movimento e sugerem a probabilidade de que o próximo movimento será de fato um corte acima de 10%.

Mas os formuladores de políticas estão de olho na inflação salarial, dada sua capacidade de pressionar os preços para cima. O mais recente relatório de emprego mostrou que os salários subiram no ritmo anual mais rápido em 10 anos.

Alguns analistas alertam que o desempenho econômico decente e as crescentes pressões inflacionárias preparam o cenário para que o Fed retire a máquina da política monetária do neutro e as taxas subam logo no final deste verão - se uma escalada da guerra comercial EUA-China puder ser evitada de forma abrangente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações