Inflação na zona do euro desacelera com força, mas núcleos aceleram

Reuters

Publicado 31.03.2023 07:34

FRANKFURT (Reuters) - A inflação na zona do euro caiu mais do que nunca em março, mas o crescimento do núcleo dos preços acelerou, mostraram dados da Eurostat nesta sexta-feira, provavelmente fortalecendo as justificativas de mais aumentos nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu.

Os preços ao consumidor subiram 6,9% em março, após um aumento de 8,5% em fevereiro, implicando a maior desaceleração desde que a Eurostat começou a coletar dados em 1991.

A queda deveu-se quase exclusivamente ao recuo nos preços da energia em comparação com março do ano passado, quando subiram após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Mas um índice que exclui preços de energia e alimentos, conhecido pelos economistas como núcleo da inflação e considerado um melhor indicador da tendência subjacente, acelerou ligeiramente para 7,5%, de 7,4% em fevereiro.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que a inflação cheia nos 20 países que compartilham o euro chegasse a 7,1%, com o núcleo em 7,5%.

Depois de uma série recorde de aumentos de juros, o BCE evitou se comprometer com mais aumentos, dizendo que isso dependerá da atual turbulência no setor bancário diminuir e de dados como a inflação subjacente.

Mas várias autoridades do BCE, incluindo o economista-chefe Philip Lane, disseram recentemente que provavelmente serão necessários mais aumentos nos custos dos empréstimos para levar a inflação de volta à meta de 2% do banco central.

(Reportagem de Francesco Canepa)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações