Inflação nos EUA de fevereiro chega a 6% em doze meses

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 14.03.2023 09:29

Investing.com – A inflação cheia medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,4% em fevereiro, igual ao valor esperado e abaixo dos 0,5% dos dados revisados do mês anterior.

Com isso, a inflação na base anual ficou em 6%, igual à projeção e abaixo dos 6,4%% anteriores, segundo informações divulgadas nesta terça-feira, 14.

Já o núcleo da inflação dos Estados Unidos subiu 0,5% em fevereiro, acima dos 0,4% esperados pelos mercados e dos 0,4% revisados do mês anterior. Na variação anual, o núcleo do IPC atingiu 5,5%, igual ao projetado e abaixo dos 5,6% anteriores. O núcleo do IPC exclui preços voláteis, como commodities e alimentos.

Após a publicação dos dados, às 9h40 (de Brasília), o Nasdaq 100 Futuros subia 0,51%, o S&P 500 Futuros subia 0,64% e o Dow Jones Futuros 0,59%.

O dólar no Brasil passou a cair 0,06%, cotado a R$ 5,2425. O Ibovespa Futuros recuava 0,24% a 103.886 pontos.

Na visão do economista-chefe da Suno Research, Gustavo Sung, o cenário inflacionário segue preocupante, devido à falta de sinais claros de convergência para a meta de longa prazo.

“Quando olhamos alguns grupos como os preços de energia e alimentos, vemos uma desaceleração nos últimos 12 meses. Mas, os preços de moradia e aluguéis, além de serviços, voltaram a subir. Este último tem gerado preocupação na autoridade monetária”.

Já o ING acredita que um núcleo de inflação quente aumenta as chances de aumento de juros por parte da autoridade monetária americana, o Federal Reserve, mas a depender da situação do mercado. “Os riscos para a estabilidade financeira sempre superam as preocupações com a inflação no curto prazo”, pondera.

CONFIRA: Monitor da taxa de juros do Federal Reserve

O processo de desinflação americana continua mais lento do que o Fed esperava, avalia Claudia Rodrigues, economista do C6 Bank. Mesmo com a inflação elevada, as incertezas com o sistema financeiro e intervenções de órgãos reguladores devem evitar movimentos bruscos na política monetária.

“Acreditamos que o Fed deve optar por uma alta de 25 pontos base nas fed funds ou pela estabilidade na reunião da próxima semana. Na nossa visão, não faria mais sentido acelerar o ritmo de alta para 50 pontos-base, como o próprio presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizava na semana passada, pois o contexto agora é de elevada incerteza”, completa Rodrigues.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Como os juros globais mais altos afetam os países emergentes? Confira no vídeo:

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações