Inflação nos EUA: Núcleo do IPC acelera em agosto e vem acima do esperado

Investing.com  |  Autor Leandro Manzoni

Publicado 13.09.2023 09:36

Atualizado 13.09.2023 11:13

Investing.com – A inflação dos EUA acelerou em agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Escritório de Estatísticas de Trabalho. A grande surpresa foi a elevação do núcleo da inflação mensal de 0,2% em julho para 0,3% no mês passado, acima das estimativas de alta de 0,2% pelos economistas de mercado. Na base anual, o núcleo da inflação desacelerou de 4,7% para 4,3%, em linha com as projeções.

Em relação ao índice cheio, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor, houve avanço mensal de 0,6% em agosto, em linha com o consenso, mas apresentando uma aceleração em relação à alta de 0,2% no mês anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPC subiu acima das projeções, com alta de 3,7% ante avanço de 3,2% em julho e acima das projeções de elevação de 3,6%.

"O índice da gasolina foi o que mais contribuiu para o aumento mensal, respondendo por mais de metade do aumento", aponta William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue. "Números reacendem as preocupações com a resiliência da inflação", complementa.

A divulgação de uma elevação mensal do núcleo de inflação acima do esperado ativou temporariamente a aversão ao risco entre os investidores. No entanto, o comportamento em linha de outros índices, como a alta mensal do IPC cheio em linha com as estimativas, tranquilizaram os investidores, retornando os principais ativos aos níveis de negociações próximos aos anteriores à divulgação dos dados.

Às 09h41, o Dow Jones Futuros tinha ligeira queda de 0,06%, enquanto o S&P 500 Futuros recuava 0,11% e Nasdaq 100 Futuros caía 0,19%. No Brasil, o Ibovespa Futuros tinha ligeira alta de 0,05% e o dólar era negociado com ligeira baixa de 0,08% a R$ 4,9432.

Os dados reforçam a percepção dos investidores de manutenção da taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) na reunião da próxima quarta-feira (20). A probabilidade de o intervalo da taxa de juros se manter em 5,25%-5,5% subiu de 92% para 95%, enquanto as chances de uma elevação de 0,25 ponto percentual caíram de 8% para 5%.

"Em linhas gerais, o dado só reforça a visão do “higher for longer” de que os juros devem permanecer elevados até que haja um impacto maior especialmente no núcleo", finaliza Castro Alves da Avenue.

 

 

 

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações