Inflação oficial varia 0,53% em janeiro

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 09.02.2023 09:02

Investing.com — O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, apresentou alta de 0,53% em janeiro, após variação de 0,62% em dezembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 09. Com isso, o indicador anual atinge 5,77%, abaixo dos 5,79% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

As projeções consensuais compiladas pelo Investing.com indicavam alta de 0,57% em janeiro. 

Dos nove grupos pesquisados, apenas Vestuário teve variação negativa em janeiro, com recuo de 0,27%. O grupo Alimentação e Bebidas subiu 0,59%; Habitação 0,33%; Artigos de Residência 0,70%; Transportes 0,55%; Saúde e Cuidados Pessoais 0,16%; Despesas Pessoais 0,76%; Educação 0,36% e Comunicação 2,09%.

 
Guilherme Sousa, da Ativa Investimentos, aponta que o IPCA de janeiro surpreendeu para baixo diante da projeção de 0,61%. "Nosso desvio acabou sendo protagonizado por “higiene pessoal”, responsável por superestimação de 5bps do erro no headline, vale ressaltar que o subgrupo higiene pessoal costuma apresentar grande volatilidade. Ademais, cursos regulares contribuiu com +4bps para o desvio. Os núcleos, por sua vez, apesar da surpresa baixista, se mostraram relativamente acima do esperado".

 

Segundo os analistas do Santander (BVMF:SANB11) Daniel Karp e Felipe Kotinda, as surpresas para baixo concentraram-se em serviços e bens industriais.

“Como as telecomunicações são contabilizadas no grupo de serviços, a tendência principal de serviços também sofreu uma pausa em sua desaceleração”, afirmou o Santander.

Por outro lado, com o fim dos efeitos da Black Friday, os bens industriais retomaram a tendência de queda.

 “Embora ainda em patamares elevados, a inflação de curto prazo segue melhorando na margem (tanto o centro quanto núcleos). O principal risco, porém, está relacionado com a desancoragem das expectativas de médio/longo prazo, devido à incerteza quanto ao rumo das reformas económicas estruturais”, completa o Santander.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações