Inter revisa projeção do IPCA e prevê Selic 'no teto' do ciclo por mais tempo

SpaceMoney

Publicado 05.05.2022 11:24

Atualizado 06.05.2022 08:33

Inter revisa projeção do IPCA e prevê Selic 'no teto' do ciclo por mais tempo

Diferentemente do antecipado na reunião de março, o Copom indicou ser provável uma extensão do ciclo de aumento da taxa Selic em junho e uma alta de magnitude menor. Para o Inter, essa elevação será de 0,50 p.p.

LEIA MAIS - Copom: tom duro e possíveis altas adicionais da Selic chamam atenção de analistas

Apesar do câmbio e cotação de petróleo permanecerem próximos do cenário anterior, o Copom agora espera IPCA de 7,3% 2022 e 3,4% em 2023, acima das projeções anteriores.

Na avaliação de riscos, a maior preocupação continua sendo as expectativas de inflação, que seguem em alta, devido ao efeitos secundários do choque de oferta. A inflação corrente permanece bastante elevada e os núcleos de inflação, incluindo itens ligados a serviços, continuam pressionados e, por isso, a necessidade de um aperto monetário maior nesse momento.

O risco fiscal continua sendo apontado pelo Copom como um fator de preocupação, mas as pressões inflacionárias globais também apresentam risco. Por outro lado, em um cenário menos provável, ainda podemos ver uma reversão parcial dos preços das commodities, o que contribuiria para acelerar a convergência da inflação para meta.

h2 O que esperar?/h2

"Considerando o cenário de inflação elevada e riscos de desancoragem para 2023, o Copom decidiu deixar as portas abertas para uma provável alta em junho. Revisamos nossa projeção e esperamos que a Selic tenha uma alta final de 0,50 p.p. em junho e termine o ciclo em 13,25%".

Além disso, o Inter prevê que a taxa final deve ser mantida por um período mais longo e a redução será mais gradual, terminando em 9% em dezembro de 2023, patamar que ainda será contracionista. "Apesar do cambio em R$ 4,90 e da acomodação dos preços das commodities, a difusão da inflação está bastante alta, e sua convergência para a meta será mais longa", avalia.

O Inter revisou sua projeção de IPCA de 7,4% para 8,1% em 2022 e para 4,1% em 2023. "No entanto, em concordância com o comunicado do Copom, vemos um cenário de ainda muita incerteza. Por um lado, o choque foi bem maior que o antecipado, por outro, a Selic em patamar bastante contracionista pode desacelerar a atividade a frente. Por fim, considerando agora a atuação do aperto monetário nos países desenvolvido, o controle da inflação global também pode ganhar força", diz o Inter.

Por SpaceMoney

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações