IPC da China desacelera em agosto, inflação ao produtor na mínima de 19 meses

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 08.09.2022 22:52

Atualizado 09.09.2022 08:45

Por Ambar Warrick

Investing.com-- A inflação de preços ao consumidor e produtor na China caiu em agosto, mostraram dados na sexta-feira, com uma nova rodada de restrições à covid-19 e uma falta de energia pesando ainda mais sobre a atividade econômica.

O índice de preços ao consumidor anual do país caiu para 2,5% em agosto, de 2,7% no mês anterior, mostraram dados do National Bureau of Statistics. A leitura também ficou abaixo das expectativas de um leve aumento de 2,8% e agora está mais longe da meta do governo de 3%.

O declínio da inflação ocorre quando a China introduziu novas restrições nos centros econômicos de Shenzhen e Chengdu, em meio a um novo surto de casos de covid-19 nas duas cidades. Outras áreas, como o centro de commodities Yiwu, também sofreram interrupções.

A inflação de preços ao produtor se saiu ainda pior no país. O índice de preços ao produtor anual encolheu para 2,3% em agosto, de 4,2% no mês anterior, e ficou bem abaixo das expectativas de 3,1%. A leitura também estava em seu nível mais baixo desde março de 2021.

As leituras de sexta-feira mostram que as recentes medidas de estímulo do governo ainda não estimularam o crescimento no país, que enfrenta ventos contrários devido à desaceleração da demanda doméstica e interrupções na atividade fabril.

A depreciação de Sharp no yuan, que está sendo negociado em mínimos de dois anos, também fez pouco para animar a inflação. O yuan subiu 0,1% na sexta-feira, após uma série de fortes correções no ponto médio do Banco Popular da China.

Embora o relaxamento de algumas medidas da covid-19 tenha estimulado uma breve recuperação da economia nos últimos dois meses, esse impulso foi amplamente interrompido por novos surtos do vírus.

A recusa de Pequim em mudar sua política estrita de covid-zero está no centro dos problemas econômicos da China este ano e afetou severamente a atividade de fabricação. A fraqueza na manufatura também se espalhou para o enorme setor de serviços da China, que cresceu a um ritmo mais lento do que o esperado em agosto.

As leituras no início desta semana mostraram que as importações da China mal registraram crescimento em agosto, enquanto os dados da semana passada mostraram que o setor manufatureiro da China contraiu por dois meses consecutivos.

As leituras de inflação sombrias de sexta-feira provavelmente convidarão mais medidas de estímulo pelo governo. Pequim já prometeu aumentar os gastos no terceiro trimestre.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações