IPC: Núcleo da inflação dos EUA em agosto acelera e vem acima do esperado

Investing.com

Publicado 13.09.2022 09:23

Atualizado 13.09.2022 09:33

Investing.com - O núcleo da inflação dos Estados Unidos, medido pelo núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), em agosto veio acima do esperado pelos mercados, segundo dados divulgados hoje, 13. O resultado do mês passado somou 0,6%, maior do que os 0,3% esperados e aos 0,3% revisados de julho.

Sobre o acumulado do último ano, o núcleo do IPC ficou em 6,3%, também um pouco acima dos 6,1% previstos e do resultado prévio revisado de 5,9%. O núcleo do IPC exclui preços voláteis, como commodities e alimentos. 

A inflação cheia medida pelo IPC chegou a 0,1%, acima da deflação esperada de -0,1% esperados pelo mercado e superior aos 0,0% revisados do mês anterior.

Ainda assim, a inflação na base anual chegou a 8,3%, um pouco acima dos  8,1% previstos, mas abaixo dos 8,5% anteriores. 

Às 09h42, após a divulgação dos resultados, os futuros da Nasdaq 100 passaram a recuar 1,55%, enquanto os da S&P 500 e da Dow Jones começaram a cair 1,16% e 0,84%, respectivamente.

O Ibovespa Futuros opera com queda de 1,05% e o dólar avança 1,35%, a R$ 5,1617. 

Com esse resultado, Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa, afirma que passa a projetar que o Fed irá subir o juro em mais uma oportunidade em 75bps, ante os 50bps projetados anteriormente. "Também não é desprezível o aumento de probabilidade de assistirmos uma elevação de 75bps também na reunião de novembro, ainda que não seja preponderante em nossa avaliação", explica.

Segundo Sanchez, por enquanto, o intervalo de taxa terminal projetado foi mantido em 3,75%-4,00%, "visto que ainda não apostamos que o Fed conduzirá o juro para além disso tendo em vista sua comunicação recente,  que teve um enfoque grande no ritmo em detrimento da fim de ciclo (o que é natural), mas não é desprezível a probabilidade de se romper tal patamar".

Para Heitor De Nicola, sócio e assessor de renda variável da  Acqua Vero Investimentos, a alta no mês de agosto corrobora com a ideia de uma inflação ainda persistente, e afeta diretamente a expectativa de que o Fed poderá promover mais um aumento de  na taxa básica na próxima reunião do dia 21 de setembro, mantendo o ciclo altista de juros. "Um eventual novo aumento à taxa básica de juros fortalece o dólar e, no curto prazo, afeta negativamente o mercado acionário, uma vez que esse cenário impulsiona uma rotação do fluxo de dinheiro saindo da bolsa e indo para ativos com melhor custo de oportunidade", completa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações