IPCA de abril desacelera para 1,06%, mas ainda está acima das estimativas

Investing.com

Publicado 11.05.2022 08:57

Atualizada às 10h09

Investing.com - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou uma alta de 1,06% em abril, levemente acima da previsão de 1,00%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta manhã, 11. O resultado, porém, é inferior aos 1,62% prévios. Esse é o maior patamar do índice desde 1996.

O IPCA anual acumulou alta de 12,13%, acima da expectativa do mercado de 12,07% e dos 11,30% apresentados anteriormente.

O Banco Central não divulgou o Boletim Focus nesta semana, em meio à greve de servidores da instituição. O último documento divulgado, do dia 02 de maio, mostrou a 16ª alta consecutiva na projeção para o IPCA para este ano, para 7,89%.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, destaca dois grandes desvios concentrados e antagônicos que se anularam. "O primeiro é de higiene pessoal, que gerou 0,08 ponto percentual de desvio altista ao exibir variação de 0,85% frente a deflação esperada de 1,25%. Na contramão, gasolina teve resultado mais baixo do que o projetado, visto que subiu “apenas” 2,48% frente a perspectiva de alta de 3,5%, gerando desvio de -0,07 ponto percentual", detalha.

Marco Caruso, economista-chefe do Banco Original, reforça que a inflação está com difusão elevada. "A gente vê alimentos mais altos, até a ajuda que a energia elétrica poderia dar em habitação foi menor. Dois pontos que supreenderam bastante a gente foram saúde, com preços de remédios para cima, a ver com as cadeias produtivas globais interrompidas e outro ponto que não cede é o de artigos de residência, com linha branca, TV, o que conversa com essa falta de produtos, microchips". O economista pondera que o IPCA deve apresentar desaceleração, mesmo que lenta.

Raone Botteon Costa, economista-chefe da Alphatree e professor de economia da FGV, reforça que os indicadores vieram acima do esperado pelo mercado e as perspectivas continuam ruins. "Já há parte do efeito da mudança de bandeira no dado e mesmo assim há pressões em praticamente todos os itens, exceto energia elétrica", destaca.  

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações