IPCA deve ser de 3% em 2020, diz Itaú; mantêm projeção para 2021

Investing.com

Publicado 09.10.2020 16:36

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - Devido principalmente à alta nos preços dos alimentos, o Itaú revisou, em relatório desta sexta-feira (9), sua projeção de inflação em 2020 para 3%, de 2,5%, considerando mais aceleração nos preços dos alimentos até o final do ano.

A mudança veio após o IPCA de setembro ter registrado alta de 0,64%, acima da projeção do banco, de 0,56%, e da mediana das expectativas do mercado (0,54%). No ano, o IPCA acumula alta de 1,34%.

Na visão do banco, o índice deve permanecer pressionado nos próximos meses. A projeção do Itaú é de alta de 0,63% em outubro, 0,25% em novembro e 0,72% em dezembro.

Outros aspectos que pesaram na revisão foram a inflação ao produtor de itens agropecuários, que, considerando os preços das commodities agrícolas em reais, não deve causar alívio significativo na margem; a alta na alimentação em domicílio, que o banco projeta em 15% em 2020; e a reversão de parte da deflação em mensalidades escolares até o fim do ano.

Em setembro, tiveram destaque de alta os grupos de alimentação no domicílio, que subiu 2,8%; transportes, com alta de 0,70%; artigos de residência (1%) e habitação (0,37%). Na ponta oposta, a maior deflação foi do grupo de saúde e cuidados pessoais (0,64%).

Para 2021, o banco mantém sua projeção de 2,8% no IPCA. Os principais riscos para essa tese, sendo o Itaú, são desancoragem fiscal e perda de credibilidade das políticas fiscal e monetária.

O banco apresentou ainda suas projeções para o mercado de trabalho: a expectativa é de desemprego de 16,6% em 2020 e 16,2% em 2021.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações