IPCA: Inflação supera projeção e sobe 0,83% em fevereiro, puxada por educação

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.03.2024 09:02

Investing.com – A inflação oficial brasileira medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,83% em fevereiro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As expectativas consensuais indicavam alta de 0,78% e, em janeiro, o índice havia subido 0,42%. O indicador acumula alta de 1,25% neste ano e, em doze meses, passou de 4,51% para de 4,50%.

De acordo com o instituto, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram elevação no mês passado, com maior impacto e variação de educação, que subiu 4,98%. Enquanto isso, alimentação e bebidas registraram alta de 0,95% e transportes um acréscimo de 0,72%. Comunicação apresentou impulso de 1,56%, mas tem impacto menor.

LEIA TAMBÉM: Boletim Focus: Economistas elevam projeção do IPCA e do PIB neste ano

“O número elevado de fevereiro já era esperado e se deveu, principalmente, aos reajustes de mensalidades escolares e o aumento do ICMS sobre a gasolina no início do mês”, explica João Savignon, head de pesquisa Macroeconomica da Kínitro Capital.

Inácio Alves, analista da Melver, completa que, no componente de mensalidades, as principais contribuições vieram do ensino médio (8,51%), ensino fundamental (8,24%) e pré-escola (8,05%).

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, afirma que apesar de o número cheio ter sido acima do previsto, a abertura seria positiva para o Brasil, “ainda que não seja nenhum game change para a condução da política monetária”.

Não haveria qualquer impacto do grupo que mais afetou a inflação no mês passado na condução da política monetária para esse ano, concorda Raphael Moses, professor do COPPEAD/UFRJ. “Os reajustes anuais desse grupo já são de certa forma esperados pelo mercado no mês de fevereiro. Prova disso é que os juros futuros amanheceram em queda após a divulgação do IPCA”.

O professor considera uma boa notícia os dados dos serviços subjacentes, que tiveram uma desaceleração e costumam ser olhados de perto pelo Banco Central para a tomada de decisão em relação a cortes ou elevação da taxa básica de juros.

**

Precisa de ajuda para navegar nos mercados com inflação em alta? é para você!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.

Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar.

E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento.

Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional " ", válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações