IPCA: queda para 0,95% em novembro surpreende, mas dezembro deve ter inflação alta

Investing.com

Publicado 10.12.2021 14:54

Atualizado 10.12.2021 15:25

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A inflação desacelerou em novembro, caindo de 1,25% em outubro para 0,95% mês passado, em comparação com o mês anterior, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados hoje, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, em 12 meses, a alta é de 10,74%, também uma desaceleração em relação ao registrado em outubro (10,88%).

O Bank of America (BofA) destaca que a alta de 3,35% nos transportes, puxada pelo avanço de 7,38% nos combustíveis, foi a principal responsável pelo resultado do IPCA e explica que esse aumento está relacionado com a valorização global dos preços do petróleo e a desvalorização do real.

Sobre a queda de -0,04% do grupo de alimentos, que teve uma deflação pela primeira vez desde setembro de 2019, o BofA comenta que o segmento de carnes teve forte papel nesse desempenho, ao apresentar uma redução de 1,38% em novembro. Porém, o BofA alerta que essa tendência não deve se repetir em dezembro, com base nos preços no atacado observado nas últimas semanas.

LEIA MAIS - Abrafrigo: Exportações totais de carne bovina caíram 47% em novembro

A inflação de bens domésticos registrou uma alta de 1,03% no mês passado, ante 1,27% em outubro, enquanto sobre bens industriais foi de 0,98%, contra 1,40% anteriormente. Para o Goldman Sachs (NYSE:GS), isso é um reflexo do atraso no repasse cambial, restrições de oferta, pressões de custo e demanda pandêmica mais forte, apoiada pela poupança acumulada e transferências de renda do governo para famílias de baixa renda e alta propensão a consumir .

Segundo Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, a queda do IPCA para 0,95% é uma surpresa, já que a casa projetava um avanço de 1,12% e a mediana do mercado era de 1,09%. Para ele, em um primeiro momento, é possível dizer que a Black Friday afetou diretamente os números, mas que “se for isso, a reversão dessa baixa deverá ocorrer logo em dezembro.”

h2 Previsões/h2

A Ativa Investimentos aumentou a sua previsão de alta da inflação para o ano de 10,2% para 10,3%. Já o Banco Original reduziu a sua estimativa em direção a 10%.

O BofA espera que o IPCA desacelere para 10,1% no comparativo anual em dezembro, após atingir seu pico em novembro. Com isso, o banco acredita em uma redução gradual no ritmo de alta dos juros do Banco Central, que deve subir 100 bps na reunião de fevereiro.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações