IPCA-15 de junho acelera a 0,69%, acima do esperado para o mês

Investing.com

Publicado 24.06.2022 08:54

*Atualizado às 11h15

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - O IPCA-15 de junho apresentou uma alta de 0,69%, segundo dados do IBGE divulgados agora de manhã, 24. O resultado veio acima das expectativas do mercado, que previam uma alta de 0,62%, e do resultado prévio de 0,59%.

No acumulado anual, o IPCA-15 trouxe uma alta de 12,04%, também acima dos 11,98% esperados, mas abaixo dos 12,20% prévios. 

Os dados do Boletim Focus estão defasados por causa da greve dos servidores do Banco Central., porém, no último dia 06, o BC divulgou resultados prévios sobre a previsão da inflação no país. De acordo com o números apresentados, a expectativa do mercado é que o IPCA fique em 8,89% em 2022. 

Para Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, apesar do resultado ter sido uma surpresa, a dinâmica inflacionária apresentou uma breve melhora. "Tivemos alívios além do esperado em alimentos, de forma disseminada, vestuários, que vinha surpreendendo sistematicamente para cima, e na higiene pessoal, cuja perenidade da queda é altamente questionável”, destaca o especialista. 

“Ainda que os núcleos tenham mostrado avanço em 12 meses, de 10,1% para 10,4%, o ímpeto parece ter diminuído, o que eleva a perspectiva de que a queda do headline, pela mesma ótica, de 12,2% para 12,0%, pode de fato refletir que o pico inflacionário ficou para trás”, completa o economista da Ativa.

No acumulado do ano, o IPCA-15 está em 5,65% e para a XP (SA:XPBR31), o resultado de hoje coloca mais pressão sobre o IPCA de junho, devido aos itens que se repetem nos índices terem vindo maiores que o esperado, especialmente a passagem aérea que apresentou alta de 11,4%. 

“Entretanto, com a sanção do PLP 18, medida que diminui impostos de energia elétrica, gás natural, combustíveis, telecomunicações e transportes coletivos, vamos incorporar no nosso cenário estes impactos que têm caráter deflacionário e a projeção do IPCA de 2022, atualmente em 9,2%, deve cair para próximo de 7%”, diz a XP. 




Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações