Itaú BBA espera cortes nos juros nos EUA somente em dezembro

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.04.2024 09:49

Investing.com – O Itaú BBA se juntou às instituições financeiras que ficaram mais pessimistas em relação ao início do ciclo de cortes das taxas de juros nos Estados Unidos e revisou sua projeção para dezembro deste ano, com atividade forte e leitura da inflação ao consumidor (IPC) mais aquecida do que a prevista pelo mercado.

CONFIRA: Monitor de juros do Fed

“Deslocamos nossa expectativa de início do ciclo corte de juros de junho para dezembro deste ano e seguimos esperando três cortes em 2025. Atividade econômica forte e inflação mais persistente devem levar o Fed a esperar mais tempo e coletar mais dados, antes de ter confiança para iniciar o processo de flexibilização monetária”, destacou o Itaú BBA em relatório.

A inflação surpreendeu para cima em março pelo terceiro mês seguido, recorda o banco. “A elevada persistência da inflação em níveis acima do compatível com a meta diminui a confiança das autoridades de que o salto do 1º bimestre foi um obstáculo temporário na trajetória de desinflação almejada pelo Fed”.

O Itaú BBA avalia que a inflação medida pelo núcleo do PCE deve desacelerar nos próximos meses, mas pondera que com a atividade resiliente e salários pressionados, “a trajetória pode ser ainda mais errática".

Neste cenário, a autoridade monetária americana deve precisar de mais tempo para voltar a ter confiança de que a inflação perde fôlego e apresenta trajetória sustentável em direção à sua meta de 2%, o que tende a adiar o início do ciclo de cortes nas fed funds.

**

Precisa de ajuda para navegar nos mercados com juros elevados? InvestingPro é para você!

Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa ou dos mercados globais por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.

Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar.

E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento.

Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional "INVESTIR ", válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!