Juros: taxas ensaiam queda após Caged, mas perdem impulso e terminam estáveis

Estadão Conteúdo

Publicado 27.03.2024 15:17

Atualizado 28.03.2024 05:40

Juros: taxas ensaiam queda após Caged, mas perdem impulso e terminam estáveis

Os juros futuros chegaram a ensaiar um movimento de baixa durante a tarde, após oscilarem ao redor dos ajustes pela manhã, mas perderam o impulso e fecharam perto da estabilidade no fim do dia. O destaque da quarta-feira foi o Caged robusto de fevereiro, mas que acabou sendo relativizado pelo mercado, que ponderou ainda o alívio da curva dos Treasuries e a agenda carregada de amanhã, com Pnad Contínua e Relatório de Inflação (RI).

No fechamento, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 estava em 9,915%, de 9,924% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2026 estava em 9,90%, de 9,88. O DI para janeiro de 2027 tinha taxa de 10,15%, de 10,12% ontem, e o DI para janeiro de 2029 projetava 10,65% (máxima), de 10,60%.

Logo na abertura, o mercado já tinha em mãos o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de março, que mostrou deflação de 0,47%, no piso do intervalo das estimativas, mas que não chegou a afetar as taxas. A maior expectativa do mercado era pelo Caged, especialmente após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmar que o número seria "expressivo". A geração de 306.111 postos no mês passado acabou superando a mediana das estimativas (232,5 mil), mas logo após a publicação do dado as taxas passaram a cair. O resultado foi novamente puxado pelo setor de serviços, com a criação de 193.127 postos formais.

O economista Victor Beyruti, da Guide Investimentos, explica que o mercado já tinha se antecipado ontem a um resultado robusto quando leu na ata do Copom o alerta do BC sobre o mercado de trabalho apertado e quando viu que, no IPCA-15 de março, a inflação de serviços, que em boa medida vêm sendo fomentada pelos ganhos salariais, não desacelerou a contento, rodando ainda acima de 5% no acumulado em 12 meses. "Além disso, o juro da T-Note caindo abaixo de 4,20% ajuda a amenizar o impacto do Caged sobre as taxas", acrescentou. No fim da tarde, o yield estava em 4,19%.

O economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, disse que o ministro Luiz Marinho afirmou que o Caged seria "extraordinário". "Óbvio que 306 mil em fevereiro é um número muito bom, mas é o 4º maior de fevereiro. Outro ponto é que o número de janeiro foi revisto de 180 mil para 168 mil. A sessão do DI ontem foi muito forte. O mercado se preparou para um Caged fora do comum", explicou.

Por fim, na visão do economista da CM Capital Matheus Pizzani, a geração de vagas acima da mediana das estimativas não deve ser uma preocupação para o BC porque veio acompanhada de queda generalizada no nível dos salários.

Resta agora saber como virá amanhã a Pnad Contínua amanhã, mais pelo o que deve mostrar o comportamento dos salários do que pela taxa de desemprego em si, uma vez que a massa salarial alcançou patamar recorde em janeiro. Na pesquisa do Projeções Broadcast, a mediana aponta para crescimento da taxa para 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Também nesta quinta-feira, o BC apresentará o Relatório de Inflação (RI) do primeiro trimestre, que será comentado em entrevista coletiva pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e pelo diretor de Política Econômica, Diogo Guillén.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações