Macri comenta alta da taxa de juros e pede tranquilidade

EFE  |  Autor 

Publicado 14.08.2018 13:54

Macri comenta alta da taxa de juros e pede tranquilidade

Buenos Aires, 14 ago (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, afirmou nesta terça-feira em entrevista à imprensa que o povo deve ficar "tranquilo" diante da nova queda do peso frente ao dólar dos últimos dias.

"Não acontece nada, fiquem tranquilos", disse o chefe de Estado na Casa Rosada, sede do Governo em Buenos Aires, ao ser consultado por jornalistas.

Nos últimos quatro meses, a divisa argentina teve uma desvalorização de mais de 45%, e cerca de 60% neste ano.

Além disso, há alguns dias e após várias semanas de relativa estabilidade, foi registrada uma nova tendência de baixa da moeda nacional, embora hoje o peso operava em alta frente ao dólar depois que o Governo anunciou várias medidas para conter a desvalorização.

Na segunda-feira, o Ministério da Fazenda suspendeu a venda de dólares diários no mercado atacadista que iniciou em junho com parte dos fundos recebidos do milionário crédito solicitado ao Fundo Monetário Internacional.

Por outro lado, o Banco Central subiu a taxa de juros de 40% para 45% e oficializou um programa para desarmar os títulos de dívida emitidos em pesos, conhecidos como Lebacs.

Além disso, nesta manhã o Executivo anunciou medidas que afetam o setor exportador - beneficiado pela abrupta desvalorização do peso dos últimos meses - que permitirão ao Estado uma economia fiscal de 65,5 bilhões de pesos até o final de 2019 (US$ 2,23 bilhões).

O Banco Central aponta para a "conjuntura externa atual", marcada pela política tarifária dos Estados Unidos e a crise que esta desembocou na Turquia - outro dos mercados emergentes que junto à Argentina mais dependem dos investidores internacionais - como a razão principal para a nova queda do peso.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações