Mansueto Almeida: Há risco de que economia cresça a quase 2% neste ano

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 07.02.2024 16:58

Investing.com – A dificuldade para estimar e explicar dados de crescimento econômico, que teriam subido mais do que o previsto no ano passado, continua, segundo Mansueto Almeida, que falou sobre o assunto na CEO Conference, promovida pelo banco BTG (BVMF:BPAC11). De acordo com o economista-chefe do banco, haveria o risco de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro chegue mais próximo de 2% neste ano, contra estimativas que rondam 1,5% atualmente, em sua visão.

“A gente acredita que aconteceu alguma coisa no Brasil que tornou a economia mais resiliente. A expectativa de crescimento neste ano, para a grande maioria dos colegas, está entre 1,5% e 2%. Mas acho que tem o risco de chegar mais próximo de 2% do que ficar em 1,5% ou abaixo disso”.

Segundo Almeida, desde a pandemia, são frequentes os erros em projeções relacionadas ao crescimento. No ano passado, quando já era esperada uma expansão fiscal e uma supersafra do agronegócio, os resultados vieram superiores.

“No início do ano passado, a gente colocava no modelo econométrico uma expansão fiscal de R$170 bilhões, que não era segredo, colocava uma supersafra de grãos, saía um crescimento de 0,9%. É fácil explicar o crescimento no ano passado? Duvido. Porque ninguém conseguiu explicar no primeiro semestre. Então tem um elemento de surpresa que a gente não está conseguindo captar nos modelos”.

Almeida não concorda com a visão de quem avalia um crescimento entre 1,5% e 1,7% neste ano como ruim. “1,5% de crescimento neste ano significa que, no segundo semestre do ano, a economia estaria com um ritmo de crescimento em torno de 2,5%. Em um cenário de queda nos juros, é um cenário de crescimento mais disseminado e recuperação do investimento”, aponta o economista.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações