Monarquia é ponto fundamental nas eleições da Tailândia

EFE

Publicado 22.03.2019 18:16

Atualizado 22.03.2019 18:30

Monarquia é ponto fundamental nas eleições da Tailândia

Alfredo García.

Bangcoc, 22 mar, (EFE).- A monarquia tornou-se um fator crucial nas eleições na Tailândia quando um dos principais partidos do país lançou como candidata a primeira-ministra a irmã mais velha do rei, mas a tentativa, fracassada, pôs em destaque o risco de tentar usar a instituição com fins políticos.

No dia 8 de fevereiro, o Partido Thai Raksa Chart anunciou a candidatura da princesa Ubolratana - que tinha perdido seus títulos reais ao se casar com um cidadão americano em 1972 - para as eleições de 24 de março.

A surpreendente decisão provocou um terremoto na política do país asiático, por Ubolratana ser a primeira parente próxima do rei a entrar para a política.

Poucas horas depois do anúncio, a rede de televisão estatal transmitiu um comunicado do rei Vajilalongkorn no qual qualificava como "inadequada" a indicação de sua irmã. Alguns dias depois, a Comissão Eleitoral invalidou a candidatura.

O Tribunal Constitucional finalmente opinou pela dissolução do Thai Raksa Chart no dia 7 de março, argumentando que "o povo tailandês sabe que a monarquia, coração da nação tailandesa, foi utilizada com fins políticos de forma astuta. Esta ação põe em perigo o status neutro da monarquia acima da política".

O partido era aliado do poderoso ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto em um golpe de Estado em 2006 e exilado desde 2008, e de sua irmã Yingluck, também ex-primeira-ministra deposta em no golpe de 2014 e que está no exílio, e apesar dos Shinawatra contarem com outras duas legendas nas eleições, com a dissolução do Thai Raksa Chart eles sofreram um duro golpe.

A monarquia absolutista foi abolida em 1932, mas embora a dinastia Chakri, que reina desde o final do Século XVIII, oficialmente não se misture na política a partir de então, seu prestígio só aumentou, especialmente quando o rei Bhumibol Adulyadej, ou Rama IX, subiu ao trono.

Bhumibol reinou de 1946 até sua morte, em 2016, aos 70 anos. O monarca era conhecido pelas obras sociais e seu semblante solene, onipresente em fotos por toda a Tailândia, tanto nas ruas como nos lares de quase todos os tailandeses, que lhe rendiam uma devoção quase religiosa.

A Tailândia possui, além disso, uma das leis de lesa-majestade mais estritas do mundo, na qual qualquer cidadão pode denunciar outro por injuriar ou ameaçar o monarca ou sua família, e cujas penas de prisão podem chegar a 15 anos, o que impossibilita qualquer debate sobre o papel da monarquia.

Para muitos tailandeses, o rei Bhumibol foi praticamente o único elemento de estabilidade durante as últimas sete décadas, marcadas por reiterados golpes de Estado, um total de 21, contando os fracassados, desde a abolição da monarquia absoluta.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O rei não governa nem intervém na política, mas em torno da casa real ronda o que o especialista no país da Universidade de Leeds, Duncan McCargo, batizou em artigo acadêmico publicado em 2005 como a "rede monárquica". Trata-se de uma elite radicada em Bangcoc da qual surgiram os generais, políticos e empresários que governaram o país durante décadas.

A ascensão de Thaksin Shinawatra depois da Constituição de 1997, a mais progressista na história do país, representou um grande desafio para a "rede monárquica", já que ele era um multimilionário de outra província, Chiang Mai, visto como um usurpador pelas elites tradicionais, que frequentemente acusam ele e seus seguidores de serem contra a monarquia.

Thaksin ganhou suas primeiras eleições em 2001, e o desenvolvimento de políticas sociais, como um programa de saúde pública universal, o tornaram extremamente popular entre as massas rurais empobrecidas do nordeste, a região mais populosa do país.

Quatro anos depois, foi reeleito com uma grande maioria e, após o seu exílio, partidos que o apoiam ganharam todas as eleições realizadas na Tailândia.

Após a morte de Bhumibol, muitos partidários de Thaksin acreditaram que a subida ao trono de Vajilalongkorn poderia representar o regresso de seu líder ao país, já que se assumia que o novo rei era próximo ao antigo primeiro-ministro, mas a rejeição da candidatura da sua irmã pôs essas suposições em xeque.

O novo rei, cuja coroação está prevista para os dias 4 a 6 maio, deixou claro que a monarquia continuará "acima da política".

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações