Nazarbayev se envolve em campanha eleitoral cazaque por defesa da democracia

EFE

Publicado 23.05.2019 14:57

Nazarbayev se envolve em campanha eleitoral cazaque por defesa da democracia

Nursultan, 23 mai (EFE).- O ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev se envolveu nesta quarta-feira na campanha das eleições presidenciais marcadas para 9 de junho com uma forte defesa da democracia no país centro-asiático.

"Nas eleições participam sete candidatos. Isso é sinal de que no nosso país existe concorrência política. Para todos os candidatos, há iguais condições para a propaganda eleitoral", disse Nazarbayev durante um encontro com membros do partido governista Nur-Otan, segundo informou a televisão pública local.

Nazarbayev, que deixou o cargo em março após quase 30 anos no poder, ressaltou que os candidatos à presidência "representam os interesses de diferentes grupos sociais".

As palavras de Nazarbayev serviram como uma resposta às críticas feitas pela oposição de que seu sucessor, o atual presidente Kassym-Jomart Tokayev, tem a vitória garantida de antemão, já que conta com todo o apoio da maquinaria do Estado e do próprio Nazarbayev, fundador da República.

Em 1 de maio, dezenas de opositores foram detidos na capital do país, que tem agora o nome do ex-presidente, Nursultan, durante uma manifestação não autorizada na qual, entre outros pontos, pediam eleições livres.

O Partido Nacional Social-Democrata do Cazaquistão, principal legenda opositora do país, anunciou previamente que não apresentará candidatos porque não quer dar legitimidade a um pleito "sem alternativa".

A oposição e os analistas consideram que quase todos os rivais do atual líder são candidatos "técnicos", ou seja, que o objetivo é dar a impressão de que há alternativa, embora na realidade a vitória de Tokayev seja incontestável.

O candidato comunista, Zhambil Ajmetbekov, defende os valores tradicionais cazaques e tem receio do excesso de influência estrangeira, especialmente chinesa.

A primeira mulher que se candidata à presidência cazaque, Daniya Yespayeva, prometeu ajudar os empresários locais e se mostrou a favor de reduzir os juros bancários.

Yespayeva, de 58 anos, deputada e candidata pelo partido Ak Zhol, assegurou que a maioria de pessoas processadas por corrupção são homens.

O único candidato considerado realmente opositor é Amirzhan Kosanov, cujo programa se baseia na defesa das liberdades fundamentais e na luta contra a corrupção.

Seu partido, "O destino da nação", promove a identidade nacional e a língua cazaque em um país onde a grande maioria da população fala também o russo.

Nazarbayev negou hoje, além disso, que no país exista uma "bicefalia", no sentido de que, na realidade, ele dirige o país na sombra de Tokayev.

"Continuo trabalhando pelo bem do país. Quero ressaltar que não permitiremos nenhuma bicefalia no país. Todos trabalharemos para o presidente que for eleito pelo povo", declarou o ex-líder.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nazarbayev explicou que sua decisão de deixar a presidência corresponde à necessidade de abrir espaço para uma "nova geração", embora Tokayev já tenha 66 anos.

Da mesma forma que seu mentor, Tokayev considera prioritário manter boas relações com a China, segundo maior parceiro comercial do país e destino de grande parte das exportações de hidrocarbonetos.

Além disso, prometeu acabar com os problemas dos setores menos favorecidos com a concessão de moradia a cerca de 650 mil famílias.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações