Núcleo da inflação do Japão atinge alta de quase 8 anos em agosto

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 19.09.2022 20:42

Atualizado 20.09.2022 07:58

Por Ambar Warrick

Investing.com-- O núcleo da inflação ao consumidor do Japão subiu mais do que o esperado para um pico de quase oito anos em agosto, mostraram dados na terça-feira, com o aumento dos custos das commodities brutas e a desvalorização do iene continuando a afetar a economia com pressões crescentes sobre os preços.

O núcleo do índice nacional de preços ao consumidor, que exclui o preço de alimentos frescos, mas inclui energia, subiu 2,8% em agosto, em comparação com um aumento de 2,4% em julho, mostraram dados do Departamento de Estatísticas. O número também veio acima das estimativas de crescimento de 2,7%.

O IPC geral nacional subiu 3% em agosto, mais do que a leitura de julho de 2,6%, e também em uma alta de oito anos.

A leitura marca o quinto mês consecutivo em que a inflação tendeu acima da meta anual de 2% do Banco do Japão (BoJ) e reflete os ventos contrários contínuos para a terceira maior economia do mundo.

A tendência ocorre à medida que as indústrias repassam os custos elevados das commodities para os clientes. O custo de serviços públicos, como eletricidade, também disparou este ano devido ao aumento do custo das importações de carvão e gás.

O banco central, que concluirá uma reunião de política monetária no final desta semana, não deu nenhuma indicação de que planeja elevar sua taxa de referência acima do 0,1% negativo que está atualmente. Mas isso afetou severamente o iene este ano, que está sendo negociado perto das mínimas de 24 anos em relação ao dólar.

A economia do Japão ainda está se recuperando das consequências da pandemia da covid-19, com restrições de viagens sendo relaxadas apenas recentemente. O BoJ citou os efeitos persistentes da pandemia como seu principal raciocínio por trás do não endurecimento da política.

O aumento das taxas de juros no resto do mundo tornou os investidores menos inclinados a manter o iene, que perdeu em grande parte seu status de porto seguro este ano.

O país registrou recentemente um déficit comercial recorde, já que as importações de commodities ficaram mais caras devido ao enfraquecimento do iene, e a diminuição da produção industrial significou que menos mercadorias foram exportadas.

Apesar do crescimento melhor do que o esperado no segundo trimestre, a economia japonesa provavelmente enfrentará ventos contrários devido aos diferenciais das taxas de juros e aos preços elevados das commodities pelo restante do ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações