Número de desempregados no Brasil chega ao recorde de 12 milhões

EFE

Publicado 30.09.2016 10:58

Número de desempregados no Brasil chega ao recorde de 12 milhões

Rio de Janeiro, 30 set (EFE).- O número de desempregados no Brasil chegou ao recorde de 12 milhões no trimestre concluído em agosto deste ano, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

De acordo com o órgão, a taxa média de desemprego no país no trimestre entre junho e agosto deste ano foi de 11,8% da população economicamente ativa, a maior já registrada desde que o indicador começou a ser medido com critérios mais rigorosos a partir de 2012.

O índice de desemprego subiu 0,6 pontos percentuais em comparação com os 11,2% medidos no trimestre anterior, de março a maio, e 3,1 pontos percentuais frente ao registrado no mesmo trimestre de 2015 (8,7%).

Segundo o IBGE, o número de desempregados cresceu 36,6% no último ano, de 8,8 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2015 até os 12 milhões do último trimestre.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, quando 11,4 milhões de pessoas estavam sem trabalho, o índice de desemprego subiu 5,1%.

Nos últimos 12 meses, 3,2 milhões de pessoas passaram a fazer parte do contingente de desempregados no Brasil.

O número de pessoas empregadas, por sua vez, caiu 2,2% no último ano, de 92,1 milhões no trimestre de junho a agosto de 2015, para 90,1 milhões no mesmo período deste ano.

Além de não ter gerado emprego para os cidadãos que ingressaram no mercado de trabalho, o Brasil perdeu 2 milhões de postos de trabalho no último ano.

Segundo o IBGE, o número de desempregados no país cresceu gradualmente a partir dos 6,45 milhões contabilizados no trimestre entre setembro e novembro de 2014.

Esse crescimento coincide com a maior recessão registrada pelo Brasil nas últimas décadas e mostra que a crise econômica teve forte impacto no mercado de trabalho.

A economia brasileira sofreu no ano passado uma retração de 3,8%, seu pior resultado nos últimos 25 anos, e os analistas preveem que o Produto Interno Bruto (PIB) encolherá 3,3% em 2016, o segundo ano consecutivo de crescimento negativo desde a década de 1930.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações