Operadores apostam que Fed terá que reduzir altas de juros em 2019

Reuters  |  Autor 

Publicado 07.12.2018 13:46

Atualizado 10.12.2018 10:00

Operadores apostam que Fed terá que reduzir altas de juros em 2019

Por Ann Saphir

(Reuters) - Operadores de futuros de juros de curto prazo mantiveram nesta sexta-feira suas apostas de que o Federal Reserve terá que desacelerar fortemente seu ritmo de aumento de juros no próximo ano, depois que um relatório do governo mostrou que empregadores contrataram menos que o esperado em novembro.

A adição de apenas 155 mil empregos no mês passado, menos que os 200 mil esperados, aprofunda as crescentes dúvidas dos mercados financeiros de que o Fed vai se ater às três altas de juros que previa para o ano que vem há apenas poucos meses.

Dúvidas sobre a trajetória de aumento de juros do Fed em 2019 também foram geradas recentemente por vendas generalizadas nos mercados acionários e crescentes preocupações sobre uma desaceleração global e menor impacto do estímulo fiscal do governo dos EUA.

Comentários recentes do chair do Fed, Jerome Powell, sobre a necessidade de "reduzir a velocidade" quando condições são incertas, acrescentaram ceticismo sobre o Fed ser capaz de elevar os juros a um ritmo próximo dos aumentos trimestrais que vem fazendo nos últimos dois anos.