Orçamento baixo pode impactar o Pix, indica Campos Neto

Poder360

Publicado 22.04.2024 18:11

Orçamento baixo pode impactar o Pix, indica Campos Neto

Para defender a aprovação da autonomia financeira e administrativa da autoridade monetária, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse que o orçamento baixo pode impactar o funcionamento do Pix.

O presidente do BC é favorável à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 65 de 2023, que trata sobre a ampliação da independência do Banco Central do Poder Executivo. Em fevereiro de 2021, Bolsonaro sancionou o projeto de lei 19 de 2019 do BC, que estabeleceu mandatos dos diretores e maior autonomia operacional.

Campos Neto palestrou durante o evento Legend Day, promovido pela Legend Capital, em São Paulo. Campos Neto conversou com Daniella Marques, sócia e chairwoman da Legend Invest e ex-presidente da Caixa no governo Jair Bolsonaro (PL).

Questionado se o governo federal apoia a PEC, Campos Neto afirmou que ainda é necessário esclarecer “alguns pontos” para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “O ministro tem falado que não é contra, mas precisa [esclarecer] alguns pontos. No Legislativo e no Senado eu sinto uma boa vontade para aprovar”, disse.

O presidente do BC que é “muito difícil” fazer inovações sem a autonomia financeira. Campos Neto disse que o orçamento para investimentos em 2024 foi de R$ 15 milhões. “Isso é 1/5 do que foi 5 anos atrás. A gente chega no risco de uma hora falar: ‘como é que a gente vai fazer rodar o Pix?’”, disse.

Campos Neto declarou ainda que é preciso de modernização da administração. “No caso do Brasil, (a autonomia financeira) não é nem a autonomia, é uma modernização. Do lado de pessoal (funcionários), eu tenho uma incapacidade de gestão, que é grave”, afirmou.

O presidente do BC também defendeu a criação de contratos de “gestão dividida”. Exemplificou que, para elaborar o Drex –a moeda digital do Brasil–, foi necessária a ajuda da Microsoft (NASDAQ:MSFT). Segundo ele, a máquina pública “não programou” esse tipo de contrato, que é necessário, segundo ele, para a administração moderna.

“Todos os bancos centrais do mundo que fazem algum tipo de administração mais progressiva e que inovam já tem essa dimensão, porque isso que a gente tem defendido tanto esse tema da PEC 65. É para a gente poder levar o Banco Central a um caminho para continuar fazendo a modernização”, declarou.

h2 AUTONOMIA DO BC/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Campos Neto disse que a autonomia financeira do BC não é um projeto pessoal, porque, caso seja aprovado, valeria para 2025, quando deixar a autoridade monetária. “Não tem como continuar desse jeito e querer chegar onde a gente quer chegar”, disse.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações