PIB americano do 4T21 acima do esperado não significa melhora para 1T22, diz ING

Investing.com

Publicado 27.01.2022 15:45

por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - Apesar do PIB americano do quarto trimestre de 2021 ter tido um resultado melhor do que as projeções do mercado, o ING destaca que ainda é cedo para comemorar uma recuperação pós-pandemia. A instituição financeira destaca que detalhes na economia dos EUA ainda podem tornar o primeiro trimestre de 2022 difícil.

Segundo dados divulgados hoje, 27, pela manhã, o PIB americano registrou um crescimento anualizado de 6,9% no 4T21. A previsão era de uma alta de 5,5%.

A recomposição de estoques contribuiu com 4,9 pontos percentuais para o total, liderada principalmente pelo setor automobilístico. Porém, a interrupção contínua do fornecimento faz com que não seja possível contar com esse crescimento nos próximos trimestres, segundo o ING.

O comércio se saiu bem, com as exportações subindo 24,5% e as importações saltando 17,7%. Mas no geral a contribuição líquida do comércio para o crescimento foi de 0%, após subtrair 1,3 pontos percentuais no resultado do 3T21.

Além disso, as vendas no varejo em dezembro caíram, assim como a ocupação em restaurantes e viagens aéreas, que recuaram 30% no comparativo anual. Parte desse movimento é resultado do avanço da Ômicron nos Estados Unidos, diz o ING, o que teria elevado a cautela dos consumidores no fim do ano passado.

Esse impacto no PIB em dezembro deve se arrastar por mais um tempo, também afetando o 1T22. O ING não descarta um crescimento negativo para esses próximos meses.

A expectativa é que o número de casos de coronavírus desacelere em um futuro próximo, o que faria com que os consumidores ganhassem mais confiança em fevereiro e março, segundo o ING. Os salários mais elevados também podem fortalecer o consumo no 1T22, o que deve preparar a economia para um crescimento mais forte no 2T22.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações