PIB brasileiro sobe 0,1% no terceiro trimestre, contrariando projeções

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 05.12.2023 09:03

Investing.com – O Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,1% no terceiro trimestre, em relação ao segundo trimestre, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 05. A projeção consensual era de uma retração de 0,2%.

No acumulado do ano, o PIB subiu 3,2% frente ao mesmo período de 2022. Segundo o instituto, na variação trimestral, tanto os quanto a indústria avançaram 0,6%, e a agropecuária apresentou retração de 3,3%.

No setor produtivo, segmentos como indústrias extrativas e transformação subiram 0,1%, ambos. Outras atividades como eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos subiram mais, com alta de 3,6%. A construção, por outro lado, registrou uma queda de 3,8%.

O IBGE informou ainda que, no setor de serviços, atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados apresentaram crescimento de 1,3%, mesma alta de atividades imobiliárias. No entanto, transporte, armazenagem e correio teve uma retração de 0,9%.

Os dados do instituto demonstram ainda que a Formação Bruta de Capital Fixo teve queda trimestral de 2,5%, enquanto o consumo das famílias cresceu 1,1% e o consumo do governo apresentou alta de 0,5%.

O setor externo contribuiu com o resultado do PIB. Exportações tiveram alta de 3,0%, enquanto as importações caíram 2,1%, também na comparação trimestral.

Segundo o economista André Perfeito, a queda na agricultura nem pode ser considerado uma queda de fato, em sua visão. “Na comparação anual o setor sobe robustos 8,77%. A surpresa ficou pelo comportamento melhor que o esperado para serviços e indústria que tem peso maior no valor adicionado ao PIB (agropecuária adiciona pouco valor em si, mas movimenta cadeias longas nos serviços e indústria)”, detalha.

Claudio Considera, coordenador de Contas Nacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), avalia que o resultado veio praticamente em linha com o estimado. “Nós colocamos 0%, não tínhamos expectativa de resultado negativo. Houve um crescimento na margem. Para nós não teve novidade”, aponta o coordenador, que menciona a queda na agropecuária como destaque desta divulgação, que perdeu força. No entanto, a indústria de transformação é que, avaliando todo o ano, ainda apresenta dificuldades. Os investimentos também são um ponto de preocupação elencado pelo especialista. Enquanto isso, o consumo das famílias continua elevado, garantido pelo aumento da massa de rendimento devido a alta no emprego.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Após a divulgação do dado, Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, afirmou que o PIB deste ano deve crescer cerca de 3,1%, caso a economia fique estável no último trimestre do ano. “Isso é mais do que a média mundial. Crescimento da economia e da renda traz melhoria de vida aos brasileiros, razão maior do nosso trabalho”, destaca a ministra.

Revisões em dados anteriores

O IBGE revisou para cima expansão no segundo trimestre deste ano, mas reduziu o dado divulgado no primeiro. A expansão teria sido de 1,0% no segundo trimestre, contra 0,9% divulgados anteriormente. No primeiro, a alta foi revisada para 1,4%, de 1,8% informado antes.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações