PIB do 2T22 supera as expectativas e acumula alta de 3,2% nos últimos 12 meses

Investing.com

Publicado 01.09.2022 08:55

Atualizado 01.09.2022 10:35

Por Ana Beatriz Bartolo e Jessica Bahia Melo

Investing.com - O Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre avançou 1,2%, na comparação trimestral, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 01. O resultado veio acima da expectativa do mercado, que era de um alta de 0,9%. O número também veio acima dos números prévios de 1%.

No acumulado dos 12 meses terminados no final do 1T22, o PIB avançou 3,2%, maior que a previsão de 2,8% e que o resultado anterior de 1,7%. 

André Perfeito, economista-chefe da Necton, avalia que o resultado é bom e deve elevar as projeções para 2022, uma vez que muito dos incentivos dados pelo governo se concentram no terceiro trimestre, como o Auxílio Brasil e a queda da gasolina.

 
"A leitura preliminar dos dados do IBGE mostram desempenho favorável do consumo das famílias. Isso acontece pela retomada do emprego que, apesar de ter um rendimento médio real por trabalhador ainda baixo, fez que a massa salarial subisse na esteira de mais gente trabalhando", destaca Perfeito.
 
Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research, afirma que, ao observar os três grandes setores da economia, os destaques positivos foram a indústria (2,2%) e o setor de serviços (1,3%). "Este último deve continuar sendo o motor da economia até o fim do ano", acredita Sung. O economista completa que, na ótica da despesa, destaque para o crescimento do consumo das famílias (2,6%), dos investimentos (4,8%) e das importações (7,6%). "Os dados refletem a abertura da economia, benefícios fiscais e a demanda represada na
pandemia. As principais razões da melhora da atividade, que vem desde o início do ano, se dão pela reabertura da economia; recuperação do mercado de trabalho e benefícios fiscais como, por exemplo, a liberação de saques extraordinários do FGTS e antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS".
 
 
O desempenho da pujante da formação bruta de capital e do consumo das famílias, assim como o avanço dos serviços também foi surpresa positiva para Guilherme Sousa e Étore Sanchez, economistas da Ativa Investimentos. " Apenas com os dados mais positivos do primeiro semestre revisamos nossa perspectiva para o PIB de 2022 de 1,0% para 2,0%. Ainda projetamos desaceleração na margem ao longo do segundo semestre, com crescimento de 0,2% e 0,0% QoQ, respectivamente no 3T22 e 4T22", concluem.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações