PIB do Brasil deverá crescer 3,2% em 2023, estima OCDE

Poder360

Publicado 19.09.2023 10:02

PIB do Brasil deverá crescer 3,2% em 2023, estima OCDE

A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aumentou de 1,7% para 3,2% a estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2023. O relatório com as novas projeções mundiais foi divulgado nesta 3ª feira (19.set.2023). Eis a íntegra do documento (2 MB).

A entidade internacional também elevou a projeção para o desempenho da atividade econômica global. Passou de 2,7% para 3% em 2023. Segundo a OCDE, o PIB do mundo avançou a um ritmo anualizado de 3,2% no 1º semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado.

A OCDE disse que as “surpresas de crescimento” têm sido na sua maioria positivas até agora neste ano, “especialmente no Brasil”. Afirmou que os resultados agrícolas favoráveis relacionados com o clima ajudaram o Brasil, a Índia e a África do Sul. Ponderou que a China perdeu dinamismo.

As estimativas da OCDE apontam que o maior crescimento econômico em 2023 será da Índia, com alta de 6,3% no PIB. Em 2º lugar ficará a China, com crescimento de 5,1%. Na contramão, a atividade econômica da Argentina deve recua 2% neste ano.

A entidade internacional avalia que a economia global terá uma perda de dinamismo no 2º semestre. Em contraponto, há uma redução na inflação global que ajudam a estabilizar ou melhorar o rendimento real das famílias. O consumo ainda está aquém do esperado por causa das perdas salariais dos últimos 2 anos.

h2 2024/h2

A OCDE estima crescimento de 1,7% no PIB do Brasil no próximo ano. Ficará abaixo da média mundial, esperada para +2,7% em 2024.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações