PIB do Reino Unido sobe mais que o esperado em maio com melhora na cadeia de suprimentos

Investing.com

Publicado 13.07.2022 04:32

Atualizado 13.07.2022 08:40

Por Geoffrey Smith

Investing.com – A economia britânica surpreendeu ao registrar forte crescimento em maio, graças ao excelente desempenho dos setores de construção civil, saúde e viagens, reduzindo os temores de que o país esteja prestes a entrar em recessão.

O Produto Interno Bruto cresceu 0,5%, melhor desempenho em cinco meses, com destaque para o avanço de 1,4% na construção e os sólidos ganhos na atividade industrial e produção manufatureira, declarou o Escritório Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês).

Gabriella Dickens, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para o Reino Unido, atribui esse resultado ao alívio dos distúrbios nas cadeias de suprimentos, permitindo que as empresas conseguissem atender às encomendas pendentes.

O ONS apontou para uma robusta atividade entre as empresas de transporte rodoviário e agências de viagens. Estas últimas, em particular, beneficiaram-se da demanda reprimida após dois verões locais de pouca atividade, devido às restrições da pandemia.

No período de três meses até maio, o PIB acumulou alta de 0,4%, bem acima das previsões consensuais de estagnação.

Os dados ofereceram um alívio para os ativos britânicos, após o grande choque registrado na confiança dos consumidores e empresas, ocasionado pela forte alta dos preços de energia e pela maior disseminação da inflação. Analistas esperavam que o crescimento seria zero há um mês da divulgação.

A libra esterlina passou a subir com a notícia, mas sem ameaçar escapar da tendência de baixa das últimas semanas. Às 8h20 (horário de Brasília), a libra avançava 0,3%, a US$ $1,1923, frente ao dólar e a uma porcentagem similar frente ao euro, a 1,1876.

Na terça-feira, o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, alertou que a instituição precisaria fazer a inflação voltar para 2% “sem condicionantes”, comentário que reforçou as preocupações de que a economia do país possa entrar em recessão este ano.

A expectativa de Dickens, da Pantheon, é que a economia britânica tenha uma contração no 2º tri, já que o feriado bancário prolongado para o Jubileu de Platina da Rainha pode afetar os números. No entanto, isso pode reduzir a base comparativa e facilitar a expansão do PIB novamente no 3º tri.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações