PIB: falta de dados afeta previsões, mas UBS está mais otimista para 1T22

Investing.com

Publicado 26.05.2022 12:04

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - As previsões para o resultado do PIB para o primeiro trimestre de 2022 são incertas, na visão do UBS, por causa da falta de dados atualizados. Ainda assim, o banco está um pouco mais otimista, levando em conta o desempenho da economia brasileira nos últimos meses.  

O UBS elevou a sua estimativa para o PIB no 1T22 de 0,5% para 1%. Para o ano, a expectativa é de 1,1% para o PIB.

Porém, o banco destaca que esses números não são tão precisos, uma vez que a greve dos servidores do Banco Central prejudicou a divulgação dos dados recentes do Boletim Focus e do IBC-Br. Assim, há uma defasagem nas informações econômicas usadas para formular a previsão do banco.  

Segundo o relatório divulgado pelo UBS, o crescimento da economia brasileira vem surpreendendo de forma positiva desde o 4T21, especialmente após as especulações sobre recessão terem começado no 3T21. Apesar de não haver nenhum indicador extraordinário, os números estão acima das expectativas do mercado.

Para o banco, a maior parte do desequilíbrio remanescente e inesperado entre bens comercializáveis ​​e não comercializáveis ​​se deve à alta inflação, que está amortecendo o varejo e os produtos industriais mais do que os serviços.

Além disso, os gargalos na oferta global também devem atuar como um empecilho, especialmente por causa das interrupções na produção chinesa e na mobilidade do país asiático, causados pela estratégia de combate ao coronavírus na China.

O UBS destaca que não se pode ignorar a correlação econômica entre Brasil e China e como  isso afeta o crescimento brasileiro. Para 2022, a previsão do banco para o PIB chinês foi revisada de 4,2% para 3%.

Previsões para os próximos trimestres/h2

Ainda levando em conta as incertezas trazidas pela falta de dados econômicos, o UBS reduziu a sua previsão de crescimento trimestral do PIB do 2T22 de 0,2% para 0,1%. Já para o 3T22, as estimativas passaram de -0,15% para -1,3%. Por fim, para o 4T22, é esperado uma recuperação parcial de 1% no trimestre.

Para 2023, a expectativa é que o PIB fique em 1,5%. 

O banco explica que essas previsões são quase que completamente baseadas no desempenho esperado da China no segundo trimestre e na influência cumulativa das altas taxas locais no PIB. 

Ao olhar mais especificamente para o Brasil, o UBS não espera que as eleições mudem as políticas macroeconômicas do país, fazendo com que o compromisso de controle da dívida sobre o PIB permaneça. Além disso, é possível que haja mais certeza no 4T22, com o próximo governo já eleito. 

O mesmo também é válido para a Selic, segundo o UBS, que estima uma taxa a 13,25% na próxima reunião do Copom, mas depois espera uma redução até 8% no 4T23.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações