PIMCO vê alto risco de recessão: "O mundo está se fragmentando"

Investing.com

Publicado 23.06.2022 15:20

Por Laura Sánchez

Investing.com - Nos últimos dias, o fluxo de declarações de especialistas apontando para uma recessão é imparável. Uma das instituições que se somou a esse grupo é a PIMCO.

“A fratura do mundo já estava em andamento com o surgimento da China como um dos principais atores econômicos e geopolíticos e a postura cética dos governos ocidentais em relação à China. A guerra na Ucrânia e as respostas a ela estão ampliando essas fraturas geopolíticas e podem acelerar a mudança de um mundo unipolar para um mundo bipolar ou multipolar." Joachim Fels, consultor econômico global; Andrew Balls, CIO da Renta Fixed Global, e Daniel J .Ivascyn, CIO da PIMCO.

Por todas estas razões, estes especialistas veem "um alto risco de recessão nos próximos dois anos, o que reflete um maior potencial de turbulência geopolítica, inflação teimosamente alta que reduz a renda disponível real das famílias, e a intensa atenção dos bancos centrais para o combate à inflação em primeiro lugar, o que aumenta o risco de acidentes financeiros além do forte aperto das condições financeiras já observadas".

"Além disso, se a próxima recessão vier, esperamos que as respostas monetárias e fiscais sejam mais reservadas e venham mais tarde do que nas recessões recentes, quando a inflação não era uma preocupação e quando os níveis de dívida do governo e os balanços dos bancos centrais eram menos volumosos", dizem esses analistas.

“Assim como os formuladores de políticas fiscais aprenderam com a fraca recuperação econômica que se seguiu à crise financeira global e responderam mais fortemente à recessão pandêmica, a alta inflação de hoje pode fazer com que os formuladores de políticas hesitem em voltar a usar essas ferramentas, especialmente nos Estados Unidos”, apontam especialistas da PIMCO. Fora.

Apesar de tudo isso, os especialistas acreditam que, "por muitas razões, nossa visão é que a próxima recessão provavelmente não será tão profunda quanto a Grande Recessão de 2008 ou a parada repentina de 2020, é bem possível que seja mais profunda." prolongada e/ou a próxima recuperação será mais lenta devido a uma resposta menos vigorosa por parte dos bancos centrais e governos”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Publicado no Investing.com da Espanha

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações