Powell diz que Fed precisa lidar com gama de resultados plausíveis para inflação

Reuters

Publicado 01.12.2021 15:40

Por Jonnelle Marte e Lindsay Dunsmuir

NOVA YORK (Reuters) - Com a economia dos Estados Unidos crescendo com força e os desequilíbrios entre a oferta e demanda em curso de persistir num futuro próximo, as autoridades precisam estar preparadas para responder à possibilidade de a inflação não recuar no segundo semestre de 2022, conforme esperado, disse o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, nesta quarta-feira.

Powell, em seu segundo dia de audiência no Congresso dos EUA, disse que a política monetária precisará se adaptar à medida que as autoridades buscam trazer milhões de cidadãos norte-americanos de volta ao trabalho e, ao mesmo tempo, garantir que a recente alta da inflação não se enraíze.

LEIA MAIS: Powell, presidente do Fed, aposenta o termo "transitória"

"Quase todos os analistas esperam que a inflação caia significativamente no segundo semestre do próximo ano", disse Powell durante audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA. "A questão é que não podemos agir como se tivéssemos certeza disso... Temos que usar nossa política (monetária) para abordar a gama de resultados plausíveis, não apenas o mais provável."

Ele acrescentou que a recuperação norte-americana está mais forte do que a de outras economias importantes, em parte graças ao apoio fiscal mais robusto. Os gastos do consumidor nos EUA aumentaram em outubro e os pedidos iniciais de auxílio-desemprego estão numa mínima em 52 anos, levando economistas a elevarem suas estimativas de crescimento do PIB para o quarto trimestre.

Ainda assim, a confiança do consumidor recuou para uma mínima em nove meses em novembro devido a preocupações com o aumento do custo de vida e a fadiga da pandemia. A nova variante Ômicron da Covid-19 também está gerando mais incertezas às famílias e empresas.

No mês passado, o Fed iniciou a redução de suas compras mensais de títulos em um ritmo que prevê seu encerramento em meados de 2022. O programa foi implementado no início de 2020 para ajudar a proteger a economia durante a pandemia.

(Por Jonnelle Marte e Lindsay Dunsmuir; reportagem adicional de Ann Saphir e Lucia Mutikani)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações