Preços ao produtor nos EUA recuam mais do que o esperado em dezembro

Reuters

Publicado 18.01.2023 11:29

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao produtor nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em dezembro, diante do declínio nos custos de alimentos e de produtos de energia, oferecendo mais evidências de que a inflação está arrefecendo no país.

O índice de preços ao produtor para a demanda final caiu 0,5% no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Os dados de novembro foram revisados ​​para baixo para mostrar alta de 0,2% em vez de aumento de 0,3%, conforme divulgado anteriormente.

Nos 12 meses até dezembro, o indicador aumentou 6,2%, após alta de 7,3% em novembro. Economistas consultados pela Reuters estimavam que os preços ao produtor cairiam 0,1% no mês e avançariam 6,8% na base anual.

A leitura veio após os preços mensais ao consumidor caírem pela primeira vez em mais de dois anos e meio em dezembro, segundo dado divulgado semana passada. A inflação está diminuindo nos EUA à medida que o mais rápido ciclo de aumento nas taxa de juros desde a década de 1980 esfria a demanda por bens. Isso pode permitir que o banco central do país reduza ainda mais o ritmo de seu aperto monetário no próximo mês.

A queda no indicador foi influenciada por recuo de 1,6% nos preços de mercadorias, que subiram 0,1% em novembro. A reversão foi puxada por declínio de 7,9% em energia e uma queda de 1,2% nos preços dos alimentos.