Prévia de Jackson Hole: De inflação transitória a aumentos de taxas, o que mudou em um ano

Investing.com

Publicado 24.08.2022 14:28

Atualizado 24.08.2022 15:26

Por Alessandro Albano

Investing.com - Na reunião de Jackson Hole em 25/27 de agosto, um evento anual organizado pelo Federal Reserve que reúne os principais banqueiros centrais do mundo, grandes mudanças na política monetária ou no perspectivas econômicas.

O tema deste ano "Reavaliando as restrições da economia e da política" se encaixa em circunstâncias muito particulares, como a inflação alta de vários anos e uma crise geopolítica dividida entre a Ucrânia e Taiwan.

Em tudo isso, os investidores estarão muito atentos ao discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na sexta-feira, no qual esperam indicações sobre o contexto econômico e sobre o ritmo de aperto das taxas de juros pelo banco central dos EUA, que agora está se movendo de acordo com aos dados econômicos e não de acordo com a orientação futura.

Muitas intervenções dos governadores regionais do Fed, mais recentemente a de Minneapolis Kashkari, enfatizaram a necessidade de continuar aumentando o custo do dólar "agressivamente" para trazer a inflação de volta à meta do banco de 2% no médio prazo.

"Em Jackson Hole, Powell deve dar mais orientações sobre suas intenções", escreve John Plassard, diretor e especialista em investimentos do Grupo Mirabaud, que se pergunta "qual será exatamente a taxa central do Fed". Uma pergunta que Powell e o Fed certamente terão que responder, diz Plassard, "é se os EUA já estão em recessão ou estão entrando em recessão".

Powell afirmou recentemente que o banco central não está tentando causar uma recessão aumentando as taxas de juros e que não acha que deveria. Mas alguns economistas, incluindo o ex-secretário do Tesouro Larry Summers, acreditam que Powell está otimista demais sobre ser capaz de controlar os preços sem aumentar o desemprego.

"O ambiente atual tem implicações de longo alcance para a maior economia do mundo", disse Plassard, enquanto as famílias enfrentam "picos históricos de preços que absorveram aumentos salariais e sobrecarregaram os orçamentos familiares".

É também um grande desafio para a presidência de Biden, lembra finalmente o gestor de Mirabaud, “pois um erro de cálculo do Fed pode levar a um colapso da economia, inflação alta persistente ou, pior, a ambos”.

CONFIRA: Monitor da Taxa de juros do Federal Reserve

h2 O que mudou desde o ano passado/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Da inflação considerada “transitória” ao perigo da inflação estrutural. Foi o que aconteceu nos últimos 12 meses, que viram o Fed - e outros bancos centrais - abandonarem uma abordagem de acomodação para deixar espaço para aumentos de taxas e redução de seus balanços.

A essa altura, segundo Kevin Thozet, membro do Comitê de Investimentos de Carmignac, "Powell provavelmente quer sinalizar que o Fed não terminou o ciclo de altas, mas, segundo o mercado, a desaceleração na alta das taxas representa o início de um abandono. aperto total".

"Provavelmente - diz o especialista - a mensagem de Powell se concentrará no mais lento por mais tempo. No entanto, permanece o risco de que os mercados flexibilizem ainda mais as condições financeiras, se focarem mais na primeira parte desta mensagem, ou "mais lentamente", com maiores dificuldades quando a segunda, a mais longa, se concretizar".

A falta de orientação futura significou que os investidores se concentraram mais nos dados mais recentes publicados do que na comunicação e estratégia do banco central, a fim de "antecipar" os próximos movimentos dos formuladores de políticas.

Nesse sentido, explica Thozet, por fim, também poderíamos ter mais alguns elementos sobre a política monetária da zona do euro. "A próxima reunião do BCE será de fato realizada em 8 de setembro e, considerando o "período de silêncio" de sete dias, o simpósio de Jackson Hole pode oferecer uma plataforma pública para preparar ainda mais o mercado para o segundo (esperado) rali em 10 anos ( que deverá ser de 50bps em setembro)".

h2 Como os juros globais mais altos afetam os países emergentes? Confira no vídeo/h2

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações