Primeiro cruzeiro pós-Covid deixa Veneza em meio a protestos

Reuters

Publicado 05.06.2021 15:45

Por Giulia Segreti e Alex Fraser

VENICE (Reuters) - O primeiro cruzeiro a sair de Veneza desde que as restrições contra o coronavírus foram aliviadas zarpou neste sábado, mas alguns moradores locais protestaram contra o retorno à normalidade, insatisfeitos com a passagem de navios gigantes pela cidade histórica.

Centenas de pessoas se reuniram em terra e pequenos barcos com bandeiras dizendo “Sem navios grandes” e seguiram o MSC Orchestra, com 92.000 toneladas, quando ele zarpava do porto de Veneza com destino a Croácia e Grécia.

“Estamos aqui porque somos contra essa passagem, mas também contra um modelo de turismo que está destruindo a cidade, expulsando moradores, destruindo o planeta, as cidades, e poluindo”, disse Marta Sottoriva, professora de 29 anos e moradora de Veneza.

Mas autoridades portuárias, trabalhadores e a administração da cidade receberam de braços abertos a saída do Orchestra, operado pela MSC Cruzeiros, como um símbolo do reinício dos negócios após a crise sanitária que atingiu em cheio a indústria de cruzeiros e o setor de viagens em geral.

“Estamos felizes por estarmos de volta... reiniciando os motores. Nós nos preocupamos muito com Veneza e há muitos anos pedimos uma solução estável e administrável para os navios”, disse Francesco Galietti, diretor-nacional do grupo comercial Cruise Lines International Association (CLIA, sigla em inglês).

Alguns moradores pedem há anos que o governo proíba que grandes cruzeiros e outros grandes navios passem pelos canais e atraquem não muito longe da famosa Praça de São Marcos.

(Por Giulia Segreti)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações