Probabilidade de recessão nos Estados Unidos cresceu, avalia Julius Baer

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 30.03.2023 14:02

Atualizado 30.03.2023 15:38

Investing.com – Diante dos temores de uma crise bancária mais ampla após a quebra de dois bancos, a falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank revelou falhas no sistema financeiro, que pode ter as regras endurecidas. Com a ampla repercussão do caso, segundo o banco suíço Julius Baer, um problema sistêmico não resolvido pode se tornar, rapidamente, em uma recessão, principalmente com a elevação da proporção do sistema financeiro frente à economia real. “Um dos aspectos mais preocupantes dos eventos atuais é sua rapidez. O que levou meses durante a crise de 2008 aconteceu em apenas três semanas desta vez”, alerta em relatório divulgado aos clientes e ao mercado.

Com a continuidade da política monetária contracionista, visando conter as pressões inflacionárias, os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa enfrentam um dilema entre a necessidade de diminuir o indicador de preços e um possível comprometimento da estabilidade do sistema financeiro.

Na visão de Yves Bonzon, diretor de investimentos do grupo, as autoridades monetárias devem pausar o ciclo de aperto e retomar as atenções para a situação dos bancos, pois a incerteza representa elevação dos riscos para a economia real.

“A nosso ver, esses os riscos são agora ainda mais agudos na América do que na Europa. Acreditamos que o sistema bancário europeu possui é mais robusto do que seu equivalente americano, especialmente devido à mudança regulatória em favor de bancos regionais nos EUA, o que levou a um excesso de volumes de empréstimos”, completa Bonzon.

Mudando a estratégia

Diante da mudança de cenário, o banco suíço decidiu alterar estratégia de alocação de títulos e fundos de investimento imobiliários.

O banco afirmou que está reduzindo títulos de alto rendimento dos EUA em favor de títulos corporativos com grau de investimento e títulos do Tesouro dos EUA.

Além disso, alterou a alocação estratégica para fundos de investimento em imóveis dos Estados Unidos e Europa para a Ásia e Suíça.

“No curto prazo, o mercado de ações reflete uma posicionamento cauteloso dos investidores, e acreditamos que as negociações doloridas devem se manter por enquanto. Nas próximas semanas, vamos considerar se devemos reintroduzir hedges, como fizemos no terceiro trimestre do ano passado”, completa o especialista.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações