Produção industrial recua 1,6% em janeiro, pior que o esperado

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 06.03.2024 09:07

Investing.com – A produção industrial brasileira recuou 1,6% em janeiro frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As expectativas consensuais indicavam uma retração de 1,3%. Em comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial avançou 3,6%.

“Cabe destacar que o mês passado sofreu revisão altista relevante, passando de 1,1% para 1,6%”, alerta João João Savignon, head de pesquisa macroeoconômica da Kínitro.

Em janeiro, a retração ocorreu em duas das quatro grandes categorias econômicas e seis dos 25 ramos industriais pesquisados. O instituto menciona como principais influências negativas nas atividades as indústrias extrativas, com uma queda de 6,3%, além de produtos alimentícios, com perda de 5,0%, confecção de artigos do vestuário e acessórios, que tiveram baixa de 6,4 na produção e de produtos têxteis, com diminuição em 4,2%.

Entre as dezoito atividades com alta na produção, o IBGE cita como destaques os produtos químicos, com expansão de 7,9%, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que registraram acréscimo de 13,7%, veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 4,0% e máquinas e equipamentos, que teve aumento de 6,4%.

Em repercussão aos dados, o banco Itaú BBA afirma que, para os próximos meses, a expectativa é de que a produção industrial avance, com alguma recuperação do setor extrativo, fechando o primeiro trimestre deste ano próxima da estabilidade.

Já o economista André Perfeito aponta como boa notícia a alta em produção de bens de capital, que teria avançado 5,2% na margem. “Falta muito ainda para recuperar este segmento, que acumula queda de 10,6% em 12 meses mesmo com essa alta, contudo esse grupo tem que avançar, caso contrário iremos revisar para baixo as projeções de Produto Interno Bruto (PIB) em 2024”.

**

Dados financeiros completos do histórico de balanços de empresas do setor industrial, incluindo Weg (BVMF:WEGE3), Romi (BVMF:ROMI3), Aeris (BVMF:AERI3), Metal Leve (BVMF:LEVE3), além de outras ações brasileiras e internacionais estão disponíveis no InvestingPro , assim como modelos de investimentos previstos no preço-justo. Também é possível acessar gráficos de comparação com outras empresas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nossos leitores têm desconto especial nos planos de um e dois anos do Pro e Pro+ com o cupom INVESTIR . Não esqueça de aplicar o cupom na hora de finalizar a compra. Caso tenha alguma dúvida sobre a plataforma ou sobre o desconto, entre em contato com a equipe.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações