Queda nos serviços em fevereiro sucede alta acumulada de 1,5% em 3 meses de expansão

Estadão Conteúdo

Publicado 12.04.2024 09:30

Atualizado 12.04.2024 12:41

Queda nos serviços em fevereiro sucede alta acumulada de 1,5% em 3 meses de expansão

O recuo de 0,9% no volume de serviços prestados em fevereiro ante janeiro representou uma acomodação, após três meses consecutivos de expansão, período em que acumulou um ganho de 1,5%, avaliou Luiz Almeida, analista da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"A gente pode dizer que sim, é uma acomodação", resumiu Almeida.

Segundo ele, houve impacto negativo em fevereiro decorrente de uma normalização da receita em segmentos que tiveram arrecadação extraordinária e não recorrente em janeiro, como as atividades jurídicas, beneficiadas pelo pagamento de precatórios, e impressão de livros, impulsionada pela demanda sazonal de início de ano letivo.

"São receitas que não são constantes. Então sem essas receitas em fevereiro, essas atividades tendem a voltar para o patamar anterior", disse Almeida. "Vemos muito forte essa acomodação neste mês justamente por janeiro ter sido influenciado por atividade jurídica e gestão integrada à produção de livros", completou.

Além disso, a redução na safra agrícola neste ano tem mostrado impacto bastante significativo no transporte de insumos e produtos, acrescentou o pesquisador.

Em fevereiro, quatro das cinco atividades investigadas registraram perdas: serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,9%), informação e comunicação (-1,5%); transportes (-0,9%); e outros serviços (-1,0%). Apenas os serviços prestados às famílias mostraram crescimento, alta de 0,4%.

No geral, a retração nos serviços em fevereiro foi puxada pelos serviços prestados às empresas, que são parte majoritária da Pesquisa Mensal de Serviços, disse Almeida. O ciclo de redução da taxa de juros traz, no geral, uma tendência positiva para as atividades econômicas, mas o impacto nos serviços "é mais de longo prazo", explicou.

Já o segmento de serviços às famílias guarda relação com a situação macroeconômica, porém, variações de renda não influenciam diretamente seu desempenho. Almeida diz que os serviços às famílias têm peso importante dos hotéis e restaurantes, que seriam mais consumidos pelas faixas de renda mais elevadas. Portanto, uma variação na renda, seja para cima ou para baixo, impactaria mais o comércio do que esses serviços.

"Os serviços prestados às famílias são uma parte menor da pesquisa", lembrou Almeida, citando que essa atividade responde por uma fatia de apenas 8,24% da Pesquisa Mensal de Serviços.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações