Riksbank da Suécia eleva taxa básica em 50 bps e reduz previsões de crescimento

Investing.com

Publicado 30.06.2022 05:22

Atualizado 30.06.2022 08:52

 

Por Geoffrey Smith

Investing.com -- O Riksbank da Suécia elevou sua taxa básica de juros em meio por cento, para 0,75%, e reduziu suas previsões de crescimento para este ano e o próximo, alertando que a inflação está se consolidando em toda a economia.

O banco central também disse que cortará suas compras planejadas de títulos no restante deste ano pela metade, para 18,5 bilhões de coroas suecas (US$ 1,8 bilhão), de uma estimativa anterior de 37 bilhões de coroas.

O Riksbank disse após sua reunião de política regular que agora espera que a inflação - que subiu para uma alta de 31 anos de 7.3% em maio - permaneça acima de 7% para o resto deste ano. Ele espera que o IPC permaneça acima de 7% até o próximo ano, antes de cair para 2,7% em 2024.

"O risco de a alta inflação se arraigar na fixação de preços e na formação de salários aumentou", disse. "O Riksbank, portanto, precisa usar a política monetária para garantir que a inflação retorne à meta."

Essa inflação mais alta também está afetando o crescimento: o Riksbank agora vê a economia sueca crescendo apenas 1,8% este ano e 0,7% no próximo. Anteriormente, esperava 2,8% e 1,4%, respectivamente.

A Suécia é o último de uma série de bancos centrais em todo o mundo desenvolvido a acelerar o aperto da política monetária, surpreendida pelo forte aumento da inflação que se seguiu ao fim da pandemia e à guerra da Rússia na Ucrânia. O banco agora espera que sua taxa básica fique em torno de 1,35% até o final do quarto trimestre, acima da previsão anterior de 0,80%. A taxa aumentará ainda mais para cerca de 1,9% dentro de 12 meses, de acordo com as novas previsões do banco.

A jogada era bastante esperada, e a coroa pouco mudou contra o euro e o dólar imediatamente após a decisão.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações