S&P Global: Brasil tem recuperação mais rápida entre emergentes

Investing.com

Publicado 07.10.2020 11:53

Atualizado 07.10.2020 13:52

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - A combinação de medidas de bloqueio menos restritas do que em outros países, um forte acesso à economia chinesa e grandes estímulos fiscais colocaram o Brasil em uma posição vantajosa em relação aos demais países emergentes, fazendo com que a S&P Global estime crescimento do PIB de -5,8% em 2020, 3,5% em 2021 e 3% em 2022. As previsões para a economia do Brasil foram algumas das poucas entre os países emergentes e as únicas da América Latina a serem revisadas para cima.

Além disso, o PMI industrial do Brasil é o de recuperação mais forte entre todos os emergentes, disse a S&P Global durante conferência nesta quarta-feira (7)

A perspectiva da companhia para o Brasil é estável, com rating de BB-, mesmo com os debates em relação à manutenção do teto de gastos - que, segundo a S&P Global, estão sendo observados com atenção. Espera-se também que a dívida pública aumente não só para o Brasil, mas para todos os países emergentes. 

Economia mundial e emergentes

Em linhas gerais, o crescimento global está em linha com as expectativas da empresa. As grandes diferenças de impacto entre os países emergentes se dão sobretudo pela força das medidas de bloqueio para combate à Covid-19, pelos estímulos fiscais e por características estruturais da economia - aquelas com maior exposição a serviços e turismo sofreram mais, por exemplo.

Além do impacto, a recuperação também está se dando de maneira muito desigual. Países como o Brasil e a Polônia, que ofeceram grandes pacotes de estímulo fiscal, estão se recuperando mais rapidamente. Com o fim dos estímulos, a expectativa é que essa recuperação desacelere um pouco.

A expectativa da S&P Global é que a recuperação continue em todos os países emergentes, ainda que de maneira lenta, mesmo aqueles em que a Covid-19 segue tendo grande impacto, pois as pessoas estão se adaptando à situação. Para todos os países emergentes (exceto a China), a previsão é de uma queda de 6,4% no PIB médio em 2020 e um crescimento de 6,2% em 2021. O cenário-base da empresa considera a chegada da vacina para o coronavírus no meio do ano que vem - uma chegada antecipada significa uma possibilidade de upside.

Os maiores riscos à recuperação econômica dos países emergentes são a persistência do surto de Covid-19 e de erros de política; a alta da dívida aumentando a vulnerabilidade econômica; os desentendimentos entre China e EUA; perturbações sociais causadas pela desigualdade crescente; e condições financeiras voláteis que podem limitar o acesso ao mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações