UBS-BB: Fim do auxílio emergencial deve ter impacto limitado no crescimento do PIB

Investing.com

Publicado 22.10.2020 13:57

Atualizado 22.10.2020 15:22

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - Depois de ter caído quase 12% no primeiro semestre, o PIB do Brasil deve ter queda de 4,5% em 2020 e alta de 3% em 2021, segundo as projeções do UBS-BB em relatório distribuído nesta quinta-feira (22). Isso significa que o fim das medidas de auxílio emergencial devem ter impacto limitado no crescimento da economia, embora possa causar uma queda temporária do PIB de 1% no primeiro trimestre do ano em comparação aos três últimos meses de 2020.

Na visão do banco, término do coronavoucher em dezembro deste ano irá melhorar o cenário fiscal. Além disso, o nível relativamente baixo de créditos não produtivos em meio ao alto índice de desemprego indicam que as pessoas foram capazes de economizar mais, o que pode diminuir a intensidade da queda do PIB depois que o programa for extinto.

O banco espera que o PIB cresça pelo menos 8% no terceiro trimestre em relação aos três meses anteriores, e 2,5% no 4T. 

Na visão do banco, os programas de assistência social, especialmente o auxílio emergencial, impediram uma queda ainda maior do PIB em 2020 ao impulsionar as vendas no varejo e a produção industrial. Vale ressaltar que os estímulos fiscais do governo representaram cerca de 8% do PIB.

O banco nota, no entanto, que os programas de auxílio também causaram deterioração nas contas públicas. O déficit primário foi de 0,9% do PIB no fim de 2019 para 8,5% em agosto de 2020, e a estimativa do UBS-BB é que alcance quase 14% do PIB em 2020 e a dívida pública cresça de 75,9% para 94,2%.

Com tudo isso, será desafiador expandir programas de assistência social para 2021. O governo brasileiro ainda está trabalhando em uma proposta para o programa “Renda Cidadã”, uma atualização do Bolsa Família, mas a expectativa do UBS-BB é que seja menor do que o atual programa de auxílio emergencial. 

O maior risco para a previsão do banco, nesse sentido, é a proposta orçamentária para 2021 e os ajustes fiscais necessários para preservar as regras do teto de gastos. Tais ajustes poderiam manter as condições do país favoráveis, restringir o aumento da dívida pública/PIB e ajudar o PIB a crescer. Um movimento no sentido contrário causaria aumento no prêmio de risco e deterioração das condições fiscais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações