Venda de papelão ondulado no Brasil em 2016 deve oscilar entre alta e queda de 1%, diz ABPO

Reuters

Publicado 12.11.2015 15:45

Venda de papelão ondulado no Brasil em 2016 deve oscilar entre alta e queda de 1%, diz ABPO

Por Priscila Jordão

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de papelão ondulado no Brasil, um dos indicadores da saúde da economia do país, devem ficar entre alta e queda de 1 por cento em 2016, depois de amargarem recuo de 3,5 por cento este ano, estimou nesta quinta-feira a presidente da associação que representa o setor, ABPO, Gabriela Michelucci.

A maior parte da queda projetada para 2015 vem do segmento de embalagens para a indústria de alimentos, que representa cerca de 60 por cento do volume comercializado no Brasil, disse ela. O recuo deve se propagar ao longo do primeiro trimestre do próximo ano.

"Para nós o que é muito forte no Brasil além dos alimentos é o setor de bebidas, mas ele já registra queda de quase 6 por cento no ano. Você não tem nada contrapondo uma melhoria, em termos de recuperação", afirmou Michelucci, que também é diretora de papelão ondulado da produtora e exportadora de papéis Klabin (SA:KLBN4).

As festas de fim de ano não devem dar fôlego em novembro e dezembro ao setor, que costuma antecipar as compras para setembro e outubro para fazer os estoques antes do Natal.

"Dezembro e normalmente os meses mais extremos do calendário são os que têm volumes mais baixos de papelão ondulado", afirmou.

Em outubro, as vendas recuaram 4,42 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, mas cresceram 6,64 por cento sobre setembro neste movimento de estocagem, de acordo com a entidade. No ano, até o outubro, a baixa acumulada é de 3,33 por cento.

Nesse cenário, todas as empresas de papelão fizeram adaptações nas jornadas de trabalho de funcionários, segundo Michelucci. "De maneira geral, a indústria fez um enxugamento, mas não grande o bastante para gerar impacto no mercado", disse.

Segundo ela, o setor acumula redução de cerca de 450 postos de janeiro a agosto, do quadro total próximo de 26.500. O número envolve posições que as empresas deixaram de repor e diminuição do uso de mão de obra temporária, disse ela.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações