Villeroy, do BCE, diz que euro muito fraco pode ameaçar meta de inflação

Reuters

Publicado 16.05.2022 08:30

PARIS (Reuters) - A fraqueza do euro nos mercados cambiais poderia ameaçar os esforços do Banco Central Europeu para direcionar a inflação para sua meta, disse nesta segunda-feira o membro do BCE François Villeroy de Galhau.

Na quinta-feira o euro atingiu seu ponto mais baixo em relação ao dólar desde 2017. A moeda era negociado em leve alta nesta sessão.

A fraqueza do euro torna os bens e commodities importados denominados em dólar - como o petróleo - mais caros, alimentando as pressões de preços que levaram a inflação da zona do euro a níveis recordes.

"Deixe-me enfatizar isto: vamos monitorar cuidadosamente a evolução da taxa de câmbio efetiva, como um motor significativo da inflação importada", disse Villeroy em uma conferência no banco central francês, do qual é presidente.

"Um euro fraco demais irá contra nosso objetivo de estabilidade de preços."

O Federal Reserve tem apertado a política monetária nos Estados Unidos de forma mais agressiva do que o banco central da zona do euro, embora o BCE tenha sinalizado que é provável que se junte a outros grandes bancos centrais no aumento dos custos dos empréstimos em julho.