Yellen diz que economia é 'resiliente', mas sinaliza inflação 'muito alta'

Investing.com

Publicado 28.07.2022 15:16

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse na quinta-feira que a economia dos EUA é "resiliente", mas sinalizou desafios à frente, incluindo inflação "muito alta".

Os dados na quinta-feira mostraram que a economia dos EUA entrou em uma recessão técnica depois de relatar um segundo trimestre consecutivo de declínio do crescimento econômico.

Yellen disse, no entanto, que é importante "olhar além do número da manchete" e observou que os sinais usuais que apontam para uma recessão econômica ainda não prevalecem.

Os dados não sinalizaram os tipos típicos de angústia associados a uma recessão, disse Yellen, destacando o mercado de trabalho "excepcionalmente forte", balanços das famílias de consumidores fortes e qualidade de crédito e falta de aumentos acentuados nas falências de empresas.

O secretário do Tesouro disse que, embora a economia esteja desacelerando, está em transição para um "crescimento mais estável e sustentável", em meio a uma expansão contínua nos gastos do consumidor, atividade de serviços e uma "força notável nas exportações líquidas".

Yellen reconheceu vários riscos para a economia no horizonte, incluindo o ritmo acelerado da inflação, o resultado da guerra na Ucrânia, os bloqueios da COVID na China e os problemas da cadeia de suprimentos relacionados à pandemia.

O Federal Reserve, no entanto, está tomando as "medidas certas" para combater a inflação, impulsionada por um mercado de trabalho apertado, problemas na cadeia de suprimentos e aumento de alimentos e energia.

O Fed elevou as taxas em 75 pontos-base na quarta-feira em um esforço para reduzir ainda mais a demanda agregada que o banco central espera reduzir a inflação.

LEIA MAIS: Fed confirma expectativa e eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações