Yellen sobre possível recessão: inflação é 'inaceitavelmente alta'

Investing.com

Publicado 20.06.2022 02:04

Atualizado 20.06.2022 12:47

Por Laura Sanches

Investing.com - Mercados em alta nesta segunda-feira após uma semana fatídica para as ações, e com esta segunda-feira esperando menos atividade devido ao feriado de Wall Street. A recessão que muitos americanos temem estar se aproximando "não é nada iminente", disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, no domingo.

As conversas sobre uma recessão aceleraram este ano, pois a inflação continua alta e o Federal Reserve toma medidas agressivas para combatê-la. Na quarta-feira, o Fed anunciou um aumento da taxa de juros de 75 pontos-base, o maior desde 1994. O presidente do Fed, Jerome Powell, também sinalizou a intenção do Comitê Federal de Mercado Aberto de continuar seu caminho agressivo de aperto da política monetária para controlar a inflação.

Ao mesmo tempo, muitos esperam que a combinação de gastos resilientes do consumidor e crescimento do emprego mantenha os EUA fora da recessão.

"Espero que a economia desacelere", disse Yellen em entrevista ao "This Week", da ABC. “Tem crescido a um ritmo muito rápido à medida que a economia, assim como o mercado de trabalho, se recuperou e atingimos o pleno emprego. É natural agora que esperemos uma transição para um crescimento estável e estável, mas não acho que uma recessão seja totalmente inevitável .

Embora Yellen pareça otimista em evitar a recessão, a economia global ainda enfrenta sérias ameaças nos próximos meses com a continuação da guerra na Ucrânia, a inflação crescente e a pandemia de Covid-19. "Claramente, a inflação está inaceitavelmente alta", disse Yellen.

Ainda assim, ele não acredita que uma queda nos gastos do consumidor seja a causa de uma recessão. Yellen disse à ABC News que o mercado de trabalho dos EUA é o mais forte no período pós-guerra e previu que a inflação diminuiria "nos próximos meses".

Publicado no Investing.com da Espanha

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações